terça-feira, 4 de outubro de 2011

Paesi novamente retrovati… Obra Rara: « Contém em seis livros a descrição das viagens de Cadamosto a Cabo Verde e Senegal ao serviço de Portugal, de Lisboa a Calecut, a viagem de Pedro de Sintra ao Senegal…»

Cortesia de bibliotecajoanina
 
«Paesi novamente retrovati… é a primeira edição, impressa em Vincenza, em 3 de Novembro de 1507, de uma colectânea que foi verdadeiro sucesso editorial no século XVI. Organizada por Fracanzano da Montalboddo, compila diversos relatos de viagens de descoberta (ou redescoberta) empreendidas por portugueses, espanhóis e italianos, estes ao serviço das coroas peninsulares.

Contém em seis livros a descrição das viagens de Cadamosto a Cabo Verde e Senegal ao serviço de Portugal, de Lisboa a Calecut, a viagem de Pedro de Sintra ao Senegal, a narrativa da viagem de Vasco da Gama e a de Pedro Álvares Cabral à Índia e ao Brasil. Trata-se da primeira vez que se editou em italiano a terceira viagem de Américo Vespúcio. Mas, muito mais importante do que isso, inclui um dos primeiros relatos publicados sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Essa uma das razões do seu sucesso e da sua quase imediata tradução para latim e alemão». In Biblioteca Joanina, Universidade de Coimbra.

Cortesia de jcblunaimaging

Cortesia da U. C./JDACT