terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Braga. Escadório do Bom Jesus do Monte: Haverá um percurso alquimista na escadaria? Parte X. «A “Estátua de São Longuinhos” é uma estátua equestre que está sobre um penedo onde existiu a torre da primitiva Igreja do Bom Jesus. É um soldado, com escudo e lança, tudo em granito da região».

jdact

«Terminados os escadórios, passemos ao Terreiro de Moisés, que é uma praça elíptica, situada entre o fim dos escadórios e a adro. A praça, tal como a igreja, foi projectada por Carlos Amarante. Era aqui que se situava a primitiva igreja, terminada em 1725, mandada construir pelo bispo Rodrigo de Moura. Era uma construção elipsoidal, rematada por uma platibanda rendilhada, com oito pilastras em contraforte. A construção não foi das melhores, e em 1780 a pressão da abóbada deslocou as paredes, que foi necessário escorar com troncos de árvore. Data daí a ideia de construir o templo actual. No local onde se situava a torre da primitiva igreja, sobre um penedo, está actualmente a "Estátua de São Longuinhos".
A “Estátua de São Longuinhos” é uma estátua equestre que está sobre um penedo onde existiu a torre da primitiva Igreja do Bom Jesus. É um soldado de avantajada estatura, com escudo e lança, tudo em granito da região. Foi oferecida em 1819 por Luís de Castro Regalados e executada pelo escultor Pedro José Luis.
“São Longuinhos” viveu no primeiro século, contemporâneo de Jesus, e seria o soldado que feriu o lado de Jesus com a sua lança. Provavelmente porque Longinus é derivado do grego "longche" que significa lança.
Diz a tradição que a água que saia do lado ferido de Jesus respingou no seu rosto e ele imediatamente sarou de uma grande problema de visão, converteu-se e reconheceu Cristo como sendo o "filho de Deus" na crucificação. Deixou depois o exército, recebeu instrução dos apóstolos e tornou-se um monge na Caesarea, Capadócia (hoje Turquia).
Diz, também, a tradição que foi preso e torturado para renegar a sua fé tendo seus dentes sido arrancados e a língua cortada, mas o juiz encarregado do martírio ficou cego e Longuinhos voltou a falar dizendo que o juiz só ficaria curado após a sua morte. Foi imediatamente decapitado e de imediato o juiz ficou completamente são e também se converteu.
No terreiro há duas capelas:
  • a de São Pedro,
  • a de Santa Maria Madalena.
No largo há mais duas capelas.
  • A sul, a capela da elevação, representa Cristo pregado na cruz a ser erguido sobre o calvário. Na portada tem a inscrição: “Et ego exaltatus fuero a terra, omnia traham ad me ipsum. Joan. 12, 32; -"E quando eu for levantado da terra todas as coisas atraírei a mim.";
  • A norte, a capela do descimento, a inscrição diz: “Deponentes eum de ligno”. Act. Apost. C. 13, v. 20. - "Tirando-o do madeiro". Ambas com esculturas em madeira de Fonseca Lapa.

jdact

O fundo do largo é ornamentado pela fonte do pelicano concluída em 1819, obra do canteiro Jerónimo António da Silva. Quanto à Igreja, foi desenhada pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo Gaspar de Bragança, para substituir uma primitiva igreja, mandada construir por Rodrigo de Moura Teles que se encontrava em ruínas. As obras começaram em 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811. É um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal. Movimento cultural do fim do século XVIII, o Neoclassicismo está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reacção ao estilo barroco». In Peregrinar, Maria.

Continua
Cortesia de Gabriel/Peregrinar/Maria/JDACT