domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dorothea Tanning. Pintura Surrealista. «Pintou as suas enigmáticas versões da vida quotidiana, do ‘lado de dentro, olhando para fora’. Com a morte do companheiro, em 1976, Dorothea enfrentou um futuro solitário. ‘Go home’, disse para os pincéis…»




(1910-2012)
Galesburg, USA
Cortesia da fundacao dorotheatanning

«Ao longo da década de 1930 Dorothea travou contacto com pintores do grupo surrealista. Adere ao grupo no ano de 1941, quando passam a frequentar a galeria Julien Levy, no período de exílio durante a II Guerra Mundial. É nessa época que Dorothea conhece o pintor alemão Max Ernst.




Cortesia da fundacao dorotheatanning

Ernst e Tanning, apaixonam-se e mudam-se para o Arizona. Na década de 1950, mudam-se para Paris, onde vivem juntos até a morte de Ernst, em 1976. O período mais importante da obra surrealista de Dorothea Tanning, em pintura e escultura, deu-se entre a década de 1940 e 1960. Depois, envolveu-se noutros projectos, como sejam, o figurismo e cenografia.




Cortesia da fundacao dorotheatanning

A partir da década de 1980, Dorothea Tanning voltou-se para a escrita, publicando trabalhos em prosa e verso, incluindo dois importantes volumes de “Memórias”. Nos últimos anos de vida publicou seu segundo livro de poemas, "Coming to That".
Morre aos 101 anos de vida.






Cortesia da fundacao dorotheatanning


Cortesia de Fundação Dorothea Tanning/JDACT