sexta-feira, 14 de maio de 2021

A Biblioteca Perdida. AM Dean. «Emily ficou olhando a folha criptografada, completamente intrigada. Aquilo tudo tinha toda a aparência de um conjunto de… pistas. Sua confusão silenciosa diante da estranha página»

Cortesia de wikipedia e jdact

Minnesota

«(…) Talvez tenha escrito sobre esse assunto. Enquanto ele estava falando, a máquina de fax começou a funcionar com uma sequência abrupta de bipes e cliques. Emily se levantou da cadeira e caminhou até à mesinha onde ela estava. De uma coisa eu sei, observou Welsh. Ele descobria coisas em qualquer lugar aonde fosse. E, como você diz, passou um grande tempo no Egipto. Então, talvez haja alguma ligação, se tiver interesse em pesquisá-la. Mas quaisquer que fossem os interesses dele, eles agora estão acabados. Aquilo não era humor negro de primeira classe, mas pelo menos era preciso. No momento seguinte, uma folha de papel começou a aparecer na bandeja da máquina de fax. Quando uma segunda folha entrou no alimentador, Emily puxou a primeira de um rolo lento e a ergueu no nível dos olhos. Embora a qualidade fosse ruim e o fundo da carta estivesse ligeiramente cinzento em virtude do scaneamento em preto e branco do que Emily suspeitava ser a cor creme da carta original, o conteúdo era claramente legível. À medida que ela lia, seu corpo ia ficando cada vez mais tenso.

A força com que Emily segurava o papel era quase suficiente para rasgá-lo. Pegou a segunda folha que surgia na máquina de fax. Sua mente ficou intrigada diante do que se apresentava. Uma única linha de texto era seguida por um emblema desconhecido. Abaixo dele, três frases que não mostravam nenhuma relação óbvia entre si estavam listadas.

Duas para Oxford e uma para mais além.


Igreja da Universidade, a mais antiga de todas; Orar, entre duas Rainhas; Quinze, se for de manhã.

Emily ficou olhando a folha criptografada, completamente intrigada. Aquilo tudo tinha toda a aparência de um conjunto de…  pistas. Sua confusão silenciosa diante da estranha página só foi interrompida quando ouviu Welsh se aproximando. Ele tinha observado o olhar intenso de Emily enquanto as folhas saíam da máquina, e tinha decidido ver o que estava absorvendo tão completamente a atenção dela. Quando Emily o ouviu se aproximando, segurou os papéis contra o peito. Que foi? O que foi que desviou sua atenção tão de repente?, perguntou. O que você tem aí? Está tudo bem? Não é nada, não, repetiu Emily, não sei. Pelo menos o último comentário era totalmente verdadeiro. Com sua pulsação continuando a acelerar, Emily, de repente, sentiu-se desconfortável na presença dos seus colegas. Será que eles deveriam ver aquilo? Sem saber exactamente porquê, ela ansiava por privacidade. Sinto muito, preciso ir. Sem olhar nos olhos deles e sem esperar uma resposta, Emily dobrou as páginas que segurou na mão e saiu da sala; a porta bateu depois que ela saiu». In AM Dean, A Biblioteca Perdida, 2012, Editora Prumo, 2012, ISBN 978-857-927-298-1.

Cortesia de EPrumo/JDACT

JDACT, AM Dean, Literatura, Mistério,