segunda-feira, 3 de maio de 2021

A Vitória do Imperador. Domingos Amaral. «Não conheceis as divisões que grassam em Roma?, trovejou. O bispo Bernardo era um homem pequeno, magro e seco de carnes, mas cheio de genica e duro nas suas proclamações…»

jdact

Coimbra, Páscoa de 1131

«(…) Realizados os cumprimentos, Afonso Henriques fixou o olhar na belíssima sela do animal de Telo e, não sendo capaz de conter a curiosidade, perguntou onde o outro a comprara. Em Montpellier, respondeu o religioso. Descreveu-nos o seu recente périplo por longínquas paragens, até à Cidade Santa de Jerusalém. Tinha ido com o prior Teotónio e a viagem fora inesquecível, embora ensombrada pelo desgosto sentido ao verificarem que, em Roma, acontecera um novo cisma. Anacleto, apoiado pelos arcebispos romanos, não aceita Inocêncio II como Papa. E parece que vosso primo Afonso VII e os leoneses dão suporte às suas maliciosas intenções, relatou o arcediago Telo.

As complexas divisões da cidade papal devem ter parecido ao príncipe de Portugal distantes e maçadoras, pois o seu olhar manteve-se pousado na garbosa sela ornamentada de Telo. Como a poderia ter?, perguntou. O proprietário da dita tinha fama de homem despojado, mas surpreendeu-nos quando revelou uma faceta de hábil negociador. Trocava esta sela, sem hesitar, por um terreno junto aos Banhos Régios, fora da muralha. O arcediago Telo apontou para o local em causa, mais frequentado por mouros ou moçárabes, que tinham hábitos de lavagem e higiene bem mais apurados do que a maioria dos cristãos. Agora os religiosos também vão a banhos?, interrogou-se Gonçalo Sousa, sempre jocoso. Com um leve sorriso, Telo explicou-nos que desejavam construir no local um mosteiro, chamado de Santa Cruz, onde viveriam os novos monges da vida apostólica, não fora, mas dentro da cidade, não fechados em clausura, mas presentes no mundo. A original ideia agradou ao meu amigo, que ainda mais contente ficou quando soube que Teotónio, antigo prior de Viseu, aceitara cargo idêntico no futuro mosteiro. Afonso Henriques admirava muito aquele homem, que considerava um santo e um protector.

Contudo, demonstrando que o talento comercial também lhe corria nas veias, o príncipe hesitava em conceder tantos terrenos em troca de uma única sela, o que levou meu tio Ermígio a incentivá-lo a realizar a doação, colocando-a por escrito em documento nobre, como um gesto de regência e não um mero negócio particular. Assim farei, concedeu, por fim, Afonso Henriques. O que ninguém esperava era que a generosa dádiva gerasse tanta polémica. Nos dias seguintes, quando se tornou pública a oferta da propriedade, o bispo de Coimbra revelou profundo desagrado com a instalação de um mosteiro daqueles na sua cidade. Alegou o bispo Bernardo ser ele quem devia autorizar a instalação de religiosos na região. Oferecer uma propriedade e aprovar um mosteiro, geridos pelo presbítero Telo e pelo prior Teotónio, sem sequer o consultar, era afrontar a sua posição! Numa reunião acalorada na Sé, apresentou argumentos requintados para esconder as suas verdadeiras motivações: o ciúme que lhe provocavam Telo e os seus monges em Coimbra, aliado à incomodidade por ter sido totalmente ignorado pelo príncipe de Portugal.

Não conheceis as divisões que grassam em Roma?, trovejou. O bispo Bernardo era um homem pequeno, magro e seco de carnes, mas cheio de genica e duro nas suas proclamações, não sendo muito estimado pela população, que o considerava por vezes injusto e demasiado ríspido, com uma moral exigente que muitos diziam não aplicar à sua conduta privada. Mas a sua pergunta era pertinente: o papado estava dividido por um cisma e havia quem tomasse já partido por Anacleto contra Inocêncio II, sendo uma das principais razões invocadas o excessivo apoio que este último dava aos monges apostólicos. Toledo e Compostela estão a alinhar contra Inocêncio II! Um mosteiro apostólico em Coimbra vai erguer contra nós a ira dos leoneses! Afonso VII, vosso primo, apoia Anacleto. Quereis que o Antipapa obrigue Coimbra a uma nefasta submissão a Toledo?» In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, A Vitória do Imperador, Casa das Letras, LeYa, 2016, ISBN 978-989-741-461.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT

JDACT, Domingos Amaral, História, Literatura, A Arte,