sábado, 1 de maio de 2021

O Regresso do Desejado. Ricardo Costa Correia. «Meu tio, o que compreendeis vós sobre a política da Península Ibérica? Don Felipe não gostava de ser chamado à atenção. Poderíeis ter sido rei nas Espanhas…»

jdact

Inquisição (maldita). Viena

«(…) Vejo que lá travaste conhecimento com o senhor bispo Martin de Utreque. O imperador, um homem altivo, com as costas ligeiramente curvadas pelo peso dos anos, mantinha a postura de quem comanda metade do mundo conhecido. Homem de poucas palavras, a sua frieza vienense tomava conta do que restava da sua naturalidade de Valladolid.

Já sim, meu tio. Também pedi que fosse portador de uma mensagem junto do nosso santo padre, levando até ele as minhas preocupações. Podemos falar a sós por um momento, don Felipe? O imperador chamava a atenção ao sobrinho, não o querendo repreender em púb1ico. Don Juan de Áustria e o bispo Martin compreenderam e deram um passo para o lado, afastando-se o suficiente para não perturbar a conversa. Don Fernando aparentava não estar satisfeito e fazia saber isso mesmo, repreendendo don Felipe como se fosse uma criança mal-comportada.

Don Felipe, quero que saibas que desde que o teu pai me entregou o trono onde me sento, nunca permiti que estes corredores se tornassem palco para conspiração de traições. Nestas mesmas salas, repreendi e fui repreendido pelo vosso pai, Deus o tenha e, não raras vezes, eu e o meu irmão Carlos discordámos sobre muitos assuntos de estado. Aqui mesmo, onde nos encontramos, tomámos a decisão de nos afastarmos porque a sua ideia de império contrariava as minhas ideias de liberdade. Decidi não mais o visitar, apesar das suas insistências. Sempre fui leal à sua posição e ao princípio de que a nossa família está sempre em primeiro lugar. Foi sob esse acordo que a minha filha Maria se tornou regente do conselho de Governadores de Aragão e permaneceu na capital aragonesa de Saragoça durante o vosso reinado, sempre fiel aos reinos das Espanhas.

Meu tio, o que compreendeis vós sobre a política da Península Ibérica? Don Felipe não gostava de ser chamado à atenção. Poderíeis ter sido rei nas Espanhas e, pela mão do meu pai, foi-vos concedido um exílio dourado aqui na velha capitai. Don Felipe desdenhava das palavras do tio. Ardiam-lhe memórias de outros tempos, de quando se tinham encontrado para decidir a separação do império e o lugar de Rei de Romanos que lhe deveria pertencer». In Ricardo Costa Correia, O Regresso do Desejado, 2019, EGO Editora, 2019, ISBN 978-108-871-222-1.

Cortesia de EGOE/JDACT

JDACT, Ricardo Costa Correia, Literatura, Espanha, Alcácer-Quibir,