sábado, 22 de maio de 2010

António Tavares Jacob: Um homem Bom! Um Portalegrense pugnador entusiasta da República

(1923-2010)
António Tavares Jacob
Toada de Portalegre,  poema de José Régio
(...)
Em Portalegre, cidade
Do Alto Alentejo, cercada
De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros
Morei numa casa velha,
À qual quis como se fora
Feita para eu Morar nela...
Cheia dos maus e bons cheiros

Das casas que têm história,
Cheia da ténue, mas viva, obsidiante memória
De antigas gentes e traças,
Cheia de sol nas vidraças
E de escuro nos recantos,
Cheia de medo e sossego,
De silêncios e de espantos,
- Quis-lhe bem como se fora
Tão feita ao gosto de outrora
Como as do meu aconchego.
(...)
Ao frio que tosse e gela
E ao vento que anda, desanda,
E sarabanda, e ciranda
Derredor da minha casa,
Em Portalegre, cidade
Do Alto Alentejo, cercada
De serras, ventos, penhascos e sobreiros
Era uma bela varanda,
Naquela bela janela!
(...)
Lá num craveiro, que eu tinha,
Onde uma cepa cansada
Mal dava cravos sem vida,
Poisou qualquer sementinha
Que o vento que anda, desanda,
E sarabanda, e ciranda,
Achara no ar perdida,
Errando entre terra e céus...,
E, louvado seja Deus!,
Eis que uma folha miudinha
Rompeu, cresceu, recortada,
Furando a cepa cansada
Que dava cravos sem vida
Naquela
Bela
Varanda
Daquela
Minha
Janela
Da tal casa tosca e bela
Á qual quis como se fora
Feita para eu morar nela...
(...)
O dia 21 de Maio de 2010 foi um dia de dor! Faleceu o meu sogro, António Tavares Jacob, um portalegrense de alma e coração. Um Homem Bom!
Dedicou parte da sua vida a «cultivar amizades». Nos tempos livres, dialogava encostado nas grades do jardim pequeno. Conversando sobre os progressos que verificava no quotidiano da sua terra, na «passagem» dos amigos de Castelo de Vide e de Portalegre.
Que estejas bem, António ... 
Apenas um desabafo de desagrado contra o licenciado em Ciências Médicas, Carlos Cruz Villalon, de nacionalidade espanhola, pela sua falta de Humanismo.
«O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem». In Fernando Pessoa.

António Tavares Jacob, um homem Bom! Um portalegrense pugnador entusiasta da República.
Morreu os 86 anos de idade.
JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário