domingo, 16 de maio de 2010

A flor da Papoila: São lindas e embelezam os campos com a cor vermelha que ondula ao sabor do vento

Cortesia de wikipédia
A papoila ou papoula é uma flor da família das Papaveraceae, abundante no Hemisfério Norte, que nasce expontaneamente nos campos e que atrai pela sua cor viva e chamativa. Pode ser cultivada para ornamento, ou para servir de ingrediente na comida.
O ovário da papoila, para efeitos de reprodução, localiza-se acima do receptáculo inserindo-se os estames e pétalas abaixo dele.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ranunculales
Família: Papaveraceae

Embora não pertença ao grupo das flores ditas de «elite», melhor, às flores que se vendem com abundância nas floristas, a beleza da papoila é um «doce» de alta qualidade de a Natureza nos oferece. As papoilas são  lindas e embelezam os campos com a cor vermelha que ondula ao sabor do vento.
A papoila é uma das plantas mais antigas. A mais bonita da família das papoilas é a papoila do Oriente.
Com a devida vénia a MUITASFLORES publico a lenda da papoila. Quer pela novidade, quer pelos costumes, quer pela sua antiguidade desta flor. Eis a lenda:

Cortesia de onlinephotographers
«Quando as primeiras pessoas apareceram na Terra, a natureza encarregou-se do resto, o que significa que a natureza deu-lhes a Noite. Esta ocultava a beleza e também as presas das pessoas, para que estas não pudessem fazer nada à noite. Contudo, as pessoas ficavam acordadas e a Noite sentiu-se incapaz de cumprir a tarefa que a natureza lhe incumbiu, então o Orvalho surgiu a partir das lágrimas da Noite. A natureza teve pena da Noite e enviou-lhe um marido, o Sono, que tornaria a tarefa da Noite muito mais fácil.

Cortesia de onlinephotographers
Mas, ainda assim, nem todas as pessoas começaram a dormir. Então a Noite deu ao Sono os seus filhos, os Sonhos, que poderiam ajudar tanto a Noite como o Sono. Mas nenhum deles conseguiu fazer com que um homem preocupado dormisse. Este homem fez com que o Sono se enfurecesse. Então o Sono apontou a sua varinha de condão para a Terra e voou. Os Sonhos embrulharam a sua varinha de condão na Noite, criando raízes de cor verde e abriu com flores muito bonitas.
Cortesia de onlinephotographers
Na Grécia Antiga esta flor era dedicada a Hipnos, o Deus do Sono e a Morfeu, o Deus dos Sonhos. As estátuas de Demétrio eram decoradas com papoilas. Os Romanos dedicavam esta flor à Deusa Ceres. Segundo a lenda, Ceres vagueava pela Terra e não conseguia encontrar o que procurava. Então os outros Deuses decidiram cultivar papoilas. Certa vez a Deusa colheu as papoilas e caiu num sono profundo, quando acordou reparou que havia ainda muitas para colher. Desde então que o florescimento das papoilas está relacionado com a época das colheitas.
Cortesia de onlinephotographers
Os Ucranianos consideram a flor da papoila como sendo o símbolo do Amor e da Beleza. Os Alemães como sendo o símbolo de Fertilidade. Os Siberianos espalham papoilas nas pernas dos recém-casados, para que tenham uma família feliz e muitos filhos.
Não existem apenas papoilas vermelhas e brancas, nos Himalaias há muitas papoilas azuis».

Cortesia de onlinephotographers

Cortesia de muitasflores/onlinephotographers/JDACT