segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Feira do Livro no Porto: Até 20 de Junho. Um modo de estimular os hábitos de leitura.

Cortesia da APEL
A Feira do Livro do Porto 2010 decorre do dia 1 a 20 de Junho de 2010 (inicialmente marcada de 27 Maio a 13 de Junho) na Avenida dos Aliados. Esta é a 80ª edição deste evento e será organizado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
Este é um evento que visa promover e difundir livros e obras multimédia em língua portuguesa estimular os hábitos de leitura dos portugueses.
Horário de funcionamento da Feira:
  • De 2ª a 6ª Feira das 12h30 às 23h30;
  • Sábados, Domingos e Feriados das 11h00 às 23h30.
No passado recente:
No entanto, ficou inicialmente instalada a confusão! Uns diziam «uma coisa e outros não sabem o que fazer do disse que disse e não disse que desconhece». Parece uma questão de paradoxos. Segundo o Jornal Público, a Câmara do Porto voltou a garantir que a próxima edição da Feira do Livro da cidade decorrerá na Avenida dos Aliados, conforme estava previsto e protocolado, embora apenas a partir do próximo dia 1 de Junho (por força do prolongamento da feira de Lisboa), mas a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) mantinha que o certame, tal como anunciado anteriormente, transitaria para a Rotunda da Boavista.
Em declarações à agência Lusa, Miguel Freitas da Costa, secretário-geral da APEL, afirmou desconhecer qualquer mudança de local da Feira do Livro do Porto da Rotunda da Boavista para os Aliados, acrescentando que «a ideia de se realizar na Rotunda da Boavista surgiu das conversações com a Câmara do Porto e, tanto para nós como para os participantes, era pacífica».

Cortesia da APEL
Na actualidade:
A 80.ª Feira do Livro do Porto abre ao público a 1 de Junho na Avenida dos Aliados, anunciaram esta segunda-feira aos presidentes da Câmara do Porto e da APEL, pondo, assim, termo a uma polémica relativa à localização do certame, noticia a Lusa. A decisão foi divulgada em comunicado, assinado por Rui Rio e Paulo Teixeira Pinto, na sequência de contactos telefónicos entre a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a Câmara do Porto. As duas instituições «ultrapassaram as dificuldades existentes e clarificaram a coordenação das diversas iniciativas planeadas para a Avenida dos Aliados, de forma a permitir uma gestão harmoniosa de eventos», sem pôr em causa o protocolo celebrado em 2009 entre o Município do Porto e a APEL para a realização da Feira do Livro na Baixa da Cidade, lê-se no comunicado.
A Feira do Livro do Porto realiza-se entre 1 e 20 de Junho.
Cortesia do Público/APEL/CMPorto/Agência Lusa/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário