terça-feira, 11 de maio de 2010

Benvindo Ceia: Um ilustre portalegrense na arte da pintura decorativa

(1870-1941)
Cortesia da CMPortalegre
Benvindo António Ceia foi um pintor português de pintura decorativa. Nasceu na cidade de Portalegre. Estudou pintura na Escola das Academia das Belas Artes de Lisboa, onde foi discípulo de Silva Porto, Simões de Almeida (tio), Veloso Salgado e Francisco Chaves.
Os seus trabalhos estão distribuídos de norte a sul do país. Há trabalhos nos palácios de Queluz e Sintra, no Palácio de São Bento, Parlamento, na Casa do Alentejo, na Casa do Algarve, no Convento de Mafra, no Theatro Circo em Braga, no Teatro de Évora e no Teatro Bernardim Ribeiro em Estremoz.



No Parlamento
Cortesia da Assembleia da República

Quadros de sua autoria decoraram alguns famosos cafés de Lisboa, caso do Café Martinho da Arcada,  Café Chave de Ouro, Café Chique e Pastelaria Versailles.

Café Martinho da Arcada

Executou trabalhos em igrejas como São João do Lumiar, Vila Franca do Campo (Açores), Ericeira, Penha de França e S. Pedro de Valongo (Porto). Foi desenhador do Ministério das Obras Públicas e do diário O Século.
Participou em numerosas exposições, nomeadamente nas promovidas pela Sociedade Nacional das Belas Artes, de que foi director. Fez parte do Conselho Superior de Arte. Pintou várias telas para os pavilhões portugueses da Exposição de Sevilha (1929), pelas quais foi premiado com uma medalha de ouro. Dedicou-se à pintura decorativa, campo onde se notabilizou.  Restaurou pinturas da Câmara Municipal de Lisboa e decorou residências particulares um pouco por todo o país. Fez diversas viagens de estudo a França, Espanha, Bélgica e Holanda. Fez também projectos de mobília e de edifícios, como os da Creche João Baptista Rolo (junto à Fábnca Robinson), Café Alentejano, Parque Miguel Bombarda (Corredoura) e foi cartazista. São de sua autoria o cartaz das festas realizadas em Portalegre a 12-9-1901 quando se inaugurou a luz eléctrica, e os projectos de cartazes da Exposição do Mundo Português e das Festas Centenárias (1940). Pintou diversos quadros referentes a Portalegre, colaborou em A Rabeca e desenhou a capa protectora de O Semeador. No Museu Municipal de Portalegre encontram-se os retratos de George W. Robinson e de António José Lourinho, ambos de sua autoria.
Pinturas no Theatro Circo em Braga


Trabalhos de Benvindo Ceia
Cortesia da CMPortalegre
Morre aos 71 anos de idade, quando trabalhava na decoração do Ministério da Educação.
CMPortalegre/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário