Cortesia do Museu da Presidência
O Museu da Presidência da República foi criado com dois grandes objectivos. O primeiro prende-se com a pedagogia cívica e visa proporcionar aos cidadãos em geral e aos jovens em particular uma informação ecessível, actualizada e cientificamente fundamentada sobre a instituição presidencial e os seus titulares, a sua história e o lugar que ocupa na arquitectura constitucional portuguesa.
A este objectivo cívico, e a ele ligado, junta-se um outro, de índole cultural e científico. O Museu e o Arquivo que lhe está associado funcionam como um incentivo para a realização de estudos históricos, políticos e sociológicos, indispensáveis a um conhecimento mais profundo da nossa história institucional e da revolução da nossa sociedade na sua relação com o Estado.
O Museu foi concebido como um espaço moderno, dinâmico, assente em novas técnicas museológicas, integrando-se numa concepção democrática e participada do exercício do poder político que se supõe a abertura e a aproximação das instituções aos cidadãos.
Cortesia do Museu da Presidência
O Museu tem por missão o estabelecimento de uma relação interactiva entre o cidadão visitante e o Museu que representa a Instituição Presidencial, promovendo de forma apelativa a participação dos visitantes ao nível social, cultural e artístico.
Cortesia do Museu da Presidência
A colecção do Museu teve a sua génese nos presentes de estado deixados à Presidência da República por Ramalho Eanes, recebidos no decurso dos seus dois mandatos, entre 1976 e 1986. De forma a cumprir os objectivos, procuraram-se não só os presentes de estado, mas também objectos pessoais dos Presidentes, documentos de arquivo e outras peças que, de alguma forma, pudessem ter estado ligadas à instituição presidencial.
As Exposições Permanentes tratam:
- Símbolos Nacionais;
- República Portuguesa;
- Presidentes de Portugal;
- Actividades do Presidente da República;
- Galeria dos Retratos Oficiais;
- Visitas de Estado;
- Ordens Honoríficas;
- Palácio de Belém.
Cortesia do Museu da Presidência
Nas exposições Itinerantes:
- O Palácio de Belém - Uma exposição de fotografia;
- Presidentes de Portugal - Uma exposição de fotografia;
- Rostos da República - Retratos dos Presidentes.
Cortesia do Museu da Presidência
Inaugurado em 5 de Outubro de 2004. Um filme apresenta imagens originais do dia da Implantação da República e os principais acontecimentos de cada ano a partir de então são mostrados mediante um toque no ecrã de um computador, bem como a biografia política de cada um dos Presidentes, narrada em filmes de um minuto e meio. Por meio de uma visita virtual fica-se a conhecer o Palácio de Belém.
Entre os objetos pessoais e simbólicos em exposição, destacam-se:
- A pistola que acompanhava Sidónio Pais;
- O monóculo de Spínola;
- Uma pequena agenda utilizada por Américo Tomás;
- O relógio de ouro que pertenceu a Mendes Cabeçadas.
Cortesia do Museu da Presidência
Pelo excelente trabalho, um abraço da «Cidade» ao Diogo Gaspar.
Museu da Presidência da República/JDACT
Sem comentários:
Enviar um comentário