quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

O Último Catão. Matilde Asensi.«De qualquer maneira, a doutora Salina conta com meu total apoio, declarou o prefeito do Arquivo, olhando aos presentes em busca de aprovação. Agradecemos o oferecimento, Guglielmo, pontuou Sua Eminência, Mas, ainda que a irmã Otávia trabalhe habitualmente às suas ordens…»

jdact

«Ah, o Concílio...! Sussurrou com visível desgosto. monsenhor Tournier, era um homem muito bem posto, um verdadeiro candidato, por seu aspecto, a Príncipe da Igreja, um desses pretendentes que sempre saem esplendidamente nas fotografias. É certo que a mulher ore a Deus com a cabeça descoberta? Perguntou-se em voz alta, citando a primeira epístola de São Paulo aos Coríntios. A irmã Otávia, monsenhor, pontuou o prefeito, a modo de alívio, É Doutora em Paleografia e História da Arte, além de possuir muitas outras titulações académicas. Dirige há oito anos o Laboratório de Restauração e Paleografia do Arquivo Secreto Vaticano, é docente da Escola Vaticana de Paleografia, Diplomática e Arquivística e ganhou numerosos prêmios internacionais por seus trabalhos de investigação, entre eles o prestigioso Prémio Getty, monsenhor, em duas ocasiões, em 1992 e 1995. Ah! Exclamou, se deixando convencer, o cardeal Secretário de Estado Sodano, ao mesmo tempo em que se sentava despreocupadamente junto a Tournier. Bom... Então foi por isso solicitamos sua presença nesta reunião irmã. Todos me olhavam com evidente curiosidade, mas eu permaneci em silêncio, expectante, também por que o arcebispo Secretário citara em minha honra àquela passagem de São Paulo que dizia As mulheres é permitido vir às assembleias, porém não lhes é permitido tomar a palavra. Imaginei que monsenhor Tournier, assim como o restante da concorrência, preferiria antes a mim, e com bastante diferença, a suas próprias religiosas-serventes, das que cada um dos presentes devia ter, como mínimo, três ou quatro, ou das monjas polacas da Ordem de Maria, que, vestidas com hábito e touca a modo de telhadinho, se ocupavam de preparar as refeições de Sua Santidade, limpar seus aposentos e ter sempre reluzente sua roupa; ou das filhas da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre, que exerciam o cargo de telefonistas da Cidade do Vaticano.

Agora, continuou Sua Eminência Ângelo Sodano, O arcebispo Secretário, monsenhor Tournier, explicará por que você foi convocada, irmã. Guglielmo, venha, disse ao prefeito, Sente-se ao meu lado. Monsenhor lhe passou a palavra. Monsenhor Tournier, com essa certeza que só possui quem sabe que seu aspecto físico abre sem dificuldades qualquer caminho nesta vida, se levantou serenamente de sua cadeira e estendeu uma mão, sem olhar, até o soldado ruivo que lhe entregou, disciplinado, um avultado dossiê de capa negra. Senti uma volta no estômago, e por um momento pensei que estava ali o que eu fizera de errado, devia ser terrível e, com certeza, sairia daquele escritório com a demissão na mão.

Irmã Otávia, começou monsenhor; sua voz era grave e nasal, e evitava me olhar ao falar, Nesta pasta você encontrará umas fotografias que poderíamos qualificar... Como? Como insólitas, sem dúvida. Antes que as examine, devemos informar que nelas aparece o corpo de um homem recentemente falecido, um etíope sobre cuja identidade ainda não se está muito certo. Observará que se trata de ampliações de certas partes do cadáver. Ah...! Então não me iam despedir? Quem sabe seria conveniente perguntar à irmã Otávia, interveio pela primeira vez o cardeal Vicário de Roma, Sua Eminência Carlo Colli, Se vai poder trabalhar com um material tão desagradável. Olhou-me com certa preocupação paternal no rosto e continuou: Esse pobre desditado, irmã, morreu em um acidente e ficou muito desfigurado. É bastante difícil ver essas imagens. Você acha que poderá suportá-lo? Porque, se não for assim, e só me dizer. Eu estava paralisada pelo estupor. Tinha a sensação de que haviam se equivocado de pessoa. Desculpem-me, Eminências, tartamudeei. Mas não seria mais correcto que consultassem um patologista forense? Não consigo compreender em que eu possa ser de utilidade.

Verá irmã, me atalhou Tournier, retomando a palavra e iniciando um lento passeio no interior do círculo de ouvintes, O homem que aparece nas fotografias estava implicado em um grave delito contra a Igreja Católica e contra as demais Igrejas Cristãs. Lamento muito, mas não lhe podemos dar mais detalhes. O que nós queremos é que você, com a maior discrição possível, realize um estudo de certos sinais que, na forma de peculiares cicatrizes, foram descobertos em seu corpo ao retirarem a roupa para a autópsia. Escarificações, acho que é a palavra correcta para este tipo de, como poderíamos dizer...? De tatuagens rituais ou marcas tribais. Parece que certas culturas antigas tinham por costume decorar o corpo com feridas cerimoniais. Concretamente, disse abrindo a pasta e dando uma olhar nas fotografias, As deste pobre desgraçado são realmente curiosas: mostram letras gregas, cruzes e outras representações igualmente... Artísticas? Sim, sem dúvida a palavra é... Artística. O que monsenhor está tentando dizer, interrompeu Sua Eminência, o Secretário de Estado, com um sorriso cordial nos lábios, É que você deve analisar todos esses símbolos, estudá-los e nos dar uma interpretação a mais completa e exacta possível. Pode utilizar para isso todos os recursos do Arquivo Secreto ou qualquer outro meio que disponha o Vaticano.

De qualquer maneira, a doutora Salina conta com meu total apoio, declarou o prefeito do Arquivo, olhando aos presentes em busca de aprovação. Agradecemos o oferecimento, Guglielmo, pontuou Sua Eminência, Mas, ainda que a irmã Otávia trabalhe habitualmente às suas ordens, neste caso, não vai ser assim. Espero que não se ofenda, mas desde este momento e até que termine o relatório, a irmã fica adjunta à Secretaria de Estado. Não se preocupe reverendo Padre, adicionou suavemente monsenhor Tournier, fazendo um gesto de elegante desinteresse com a mão. A irmã Otávia disporá da inestimável cooperação do capitão Kaspar Glauser-Róist, aqui presente, membro da Guarda Suíça e um dos agentes mais valiosos de Sua Santidade, ao serviço do Tribunal da Sacra Rota Romana. Ele é o autor das fotografias e o coordenador da investigação em curso. Eminências... Era minha voz temerosa pelo que escutavam. Os quatro prelados e o militar se voltaram para me olhar. Eminências, repeti com toda a humildade da que fui capaz, Agradeço infinitamente que pensassem em mim para um assunto tão importante, mas temo que não vá poder me encarregar de levá-lo a cabo. Suavizei ainda mais a inflexão de minhas palavras antes de continuar. Não só porque neste momento não posso abandonar o trabalho que estou fazendo, que ocupa por completo meu tempo, mas, também porque, careço dos conhecimentos elementares para manejar as bases de dados do Arquivo Secreto e precisaria também da ajuda de um antropólogo para poder centrar os aspectos mais destacados da investigação». In In Matilde Asensi, O Último Catão, 2005, Editora Dom Quixote, ISBN 978-972-202-904-9.

Cortesia de EDQuixote/JDACT

JDACT, Matilde Asensi, Literatura, Vaticano, Conhecimento,