Cortesia da NOAA
Durante o mês de Novembro de 2010, as condições de La Niña foram demonstradas pelas temperaturas da superfície do mar (SST) abaixo da normal nas águas do Oceano Pacífico Equatorial. No segundo mês consecutivo, foram poucas as variações nos índices com valores entre -1,3ºC e -1,7ºC.
Cortesia da NOAA
O conteúdo calórico da superfície da superfície do oceano (temperatura nos 300 m iniciais) permaneceu bem abaixo do normal em associação com uma termoclinicidade mais superficial do que o normal no Pacífico Central e Oriental.
Cortesia da NOAA
Persiste o aumento dos ventos alísios de leste nos níveis baixos e anomalias nos ventos de oeste nos níveis altos sobre o Pacífico Equatorial. Colectivamente, estas anomalias oceânicas e atmosféricas reflectem que as condições da La Niña variam de moderada a forte.
Cortesia da NOAA
Consistente com quase todos os modelos físico-matemáticos da ENSO, prevê-se que a La Niña atinja o ponto máximo durante Dezembro-Janeiro e que continue até à Primavera de 2011 no Hemisfério Norte. Após este cenário, o futuro da La Niña tem muitas incertezas.
Cortesia da NOAA
Cortesia do Centro de Previsões Climáticas/NOAA/JDACT