sábado, 25 de dezembro de 2010

A Peça do Mês: Coroas. O uso de adornos de cabeça, para indicar governantes, data da pré-história e pode ser encontrado em diversas civilizações e em diversas épocas. Um símbolo de poder e legitimidade

Cortesia da BM de Portalegre

«A mostra museológica deste mês é constituída por coroas, da colecção do Museu Municipal, que normalmente adornam esculturas de Nª. Sª. e do Menino Jesus, em madeira ou marfim». In Portalegre Agenda, DEZ.2010.

A coroa é um símbolo de poder e legitimidade. Como tal é tradicionalmente usada por monarcas e integrantes da nobreza, bem como em representações figurativas de deuses. O conceito de coroa designa, nas monarquias, quer o estado quer a Casa Real. A coroa como símbolo é também utilizada em heráldica, aparecendo em brasões de vilas e cidades.

O uso de adornos de cabeça, para indicar governantes, data da pré-história e pode ser encontrado em diversas civilizações e em diversas épocas. Na antiguidade clássica chegaram a oferecer-se coroas a indivíduos de destaque que não eram governantes, como é o caso de generais em triunfo ou até atletas.

Na tradição cristã das culturas bizantina e europeia, em que a aprovação eclesiástica sancionava o poder monárquico, quando um monarca subia ao trono, realizava-se uma cerimónia de coroação em que a coroa era posta sobre a cabeça do novo monarca por um sacerdote.


Os missionários católicos, especialmente os Jesuítas, espalharam o estilo barroco como um instrumento de doutrinação cristã. Neste estilo, a estatuária era pintada com cores vivas, dourada e decorada com ornamentos acessórios como coroas e resplendores em prata e ouro, que podiam ser cravejados de pedras preciosas ou semipreciosas.

Os Cardeais, e mesmo os Bispos, usam sobre a cabeça em cerimónias especiais, uma mitra, que é uma forma estilizada da coroa tradicional. Já a tiara, a mais nobre das coroas, é atributo exclusivo do Soberano Pontífice. A coroação é uma tradição secular da Igreja Católica.


As imagens de Nossa Senhora são coroadas como símbolo de Amor Respeito devido à Santa Mãe de Deus, bem como as do Menino Jesus o são, por ser o Rei do Universo. In Coroa, Colecção do Museu Municipal de Portalege, Paços do Concelho e/ou BM de Portalegre.

Cortesia da BM de Portalagre/JDACT