segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Luz Soriano: Tomou parte na expedição liberal que veio desembarcar nas praias do Mindelo. Seguiu-se o cerco do Porto, em que praticou actos de bravura. Escreveu a História da Guerra Civil e a História do Cerco do Porto

(1805-1891)
Lisboa
Cortesia de apsruasdelisboacomhistria

Simão José da Luz Soriano foi Bacharel formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, oficial-mor graduado no Ministério da Marinha, chefe da secção de marinha, deputado, escritor, historiador e jornalista. Era filho de pais muito pobres.

Luz Soriano foi admitido na Casa Pia, onde cursou e concluiu os estudos de instrução primária. Chegado à Universidade, depois de feitos todos os exames preparatórios, matriculou-se no primeiro ano de Matemática como estudante ordinário, e no de Filosofia como estudante obrigado. Interrompeu os estudos por causa da guerra civil que então se declarou. Como constitucional exaltado, alistara-se no batalhão dos académicos de Coimbra, e seguiu para a Galiza, passando a Plymouth e depois  para a ilha Terceira em Fevereiro de 1829.
Nesta cidade dedica-se à causa liberal e torna-se jornalista.
Mais tarde, em 1832, tomou parte na expedição liberal que veio desembarcar nas praias do Mindelo. Seguiu-se o cerco do Porto, em que Luz Soriano, como artilheiro académico, praticou actos de bravura, requereu com insistência que o colocassem na guarnição da Serra do Pilar, e o seu procedimento tornou-se tão notável que mereceu ser classificado com distinção.
Cortesia de apsruasdelisboacomhistria
Terminadas as lutas civis pela Convenção de Évora Monte em Maio de 1834, Luz Soriano voltou para a Universidade a concluir os estudo e tomou o grau de bacharel na faculdade de Medicina, obtendo por fim informações distintíssimas em literatura. Já desde a sua permanência na ilha Terceira, fazendo‑se justiça ao seu grande mérito literário, fora funcionário ao serviço do ministério da marinha, onde continuou a pertencer, e para onde voltou quando concluiu os estudos. Reformou-se em Julho de 1867.

Luz Soriano, depois da sua aposentação, entregou‑se com mais afinco à vida de escritor, a que sempre foi muito dedicado. O governo encarregou‑o de escrever, a História da Guerra Civil e do Estabelecimento do Governo Parlamentar em Portugal, trabalho que empreendeu, e chegou a concluir em 17 volumes, acompanhando-o de uma numerosa colecção de documentos de muito valor. A obra foi começada em 1866 e terminou em 1884.
É dividida em 3 épocas, tendo a primeira 3 volumes; a segunda 5, e a terceira 9; compreende o reinado de D. Maria I, a história da Guerra da Península com mapas iluminados dos combates e campo de batalha. É um trabalho importantíssimo, não só pela narração dos factos, mas pelos documentos que encerra.

Cortesia de apsruasdelisboacomhistria
A História do Cerco do Porto, é uma obra colossal, uma das glórias de Luz Soriano. Precedida de uma extensa noticia sobre as diferentes fases políticas da monarquia, desde os mais remotos tempos até ao ano de 1820, e desde este mesmo ano até ao começo do sobredito cerco. São dois grossos volumes, sendo publicado o 1.º em 1846, e o 2.º em 1849, trazendo este volume uma carta topográfica das linhas do Porto. 

Cortesia de apsruasdelisboacomhistria
 Cortesia do Dicionário Histórico/JDACT