sábado, 25 de dezembro de 2010

A Natureza Morta: Um género da pintura ou da fotografia em que se representam seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, porcelanas, etc. Na arte contemporânea é frequente utilizar ainda outros suportes como a escultura

Cortesia de wikipédia 


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


A pintura de natureza morta surgiu como um género mais simplório, no início do Barroco, derivado das pinturas que representavam cenas religiosas em cozinhas populares. Outros temas que ganharam autonomia nesse contexto do século XVI foram as Pinturas de Género e as Paisagens, depois as temáticas de vasos e grinaldas de flores e abates da caça. Por mais que existam registros anteriores de pinturas com estas temáticas, como em murais da Roma Antiga, é no Barroco que elas adquirem destaque enquanto categoria independente. Mas foi apenas no século XVIII, em meio ao surgimento da disciplina de estudo científico História da Arte, que estes foram considerados «géneros» de pintura.
A sua origem deriva da pintura religiosa, a natureza morta passou a funcionar como metáfora moralizante dentro da cultura católica. 
  • A fruta que é bela por fora, mas apresenta indícios de podridão interna;
  • ou apenas uma fruta que ostenta uma beleza tentadora e perigosa;
  • ou até mesmo por causa da simbologia cristã de alguns alimentos, como apresento na pintura abaixo, Cristo na casa de Marta e Maria.
Esta conotação esteve presente principalmente na Espanha e na região flamenga, parte sul dos Países Baixos que esteve sob domínio espanhol.

Diego Velázquez
Cortesia de casthalia


JDACT
Nas palavras de Margarida Lévy, a Natureza Morta está mais viva do que nunca!