segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ian Davie: A Arte de pintar directamente numa pena de cisne ou de ganso. Uma «tela» numa pena branca

Cortesia de pincelphotos




A arte é uma expressão tão pessoal que dois artistas podem «exercer o direito de expressar» o mesmo assunto de modos diferentes. Ian Davie manifesta a sua arte ao pintar directamente numa pena de cisne ou de ganso. Ao trabalhar com o ambiente envolvente, a vida com a natureza, não é de estranhar que Ian Davie aproveite ao máximo a sua experiência profissional. Ele próprio afirma:
  • Qual a melhor «tela» do que uma pena de cisne bonita!
A inspiração da «tela» foca a fauna, o habitat animal, o efeito da mudança de luz, as estações do ano, combinam até atingir um conjunto onde a composição é deslumbrante.

Cortesia de featherart
Trata-se de preparar penas, mais ou menos extensas, para que numa pequena área as pinceladas delicadas possam elaborar um enquadramento delicado e belo. Segundo as suas palavras, «um sentimento de orgulho e alegria quando crio uma pintura, uma tela, numa pena branca de um cisne que dá tanto entusiasmo às pessoas que as observam e estudam».
Os gansos foram domesticados noantigo Egipto para produção de  penas para fabrico de flechas. Os gansos domésticos são mais activos durante a noite e, dado o seu sentido territorial, podem exercer funções de cão de guarda.



Cortesia de pincelphotos


Cortesia de Featherart/pincel-photos/JDACT