quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Henri Toulouse-Lautrec: Pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boémia de Paris do final do século XIX. Revolucionou design gráfico dos cartazes publicitários. Assíduo do Moulin Rouge

(1864-1901)
Albi, França
Cortesia de freewebs 

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boémia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boémio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

La Goulue, Molin Rouge
Cortesia de wikipédia
Afligido por tristes deficiências físicas, ele descobriu um ambiente que o distraía e divertia e tornou-se o mais vívido cronista desse meio. Os prazeres e vícios da vida nocturna parisiense, seus artistas célebres e as esquecidas mulheres da vida vivem para sempre na obra de Lautrec. Além de ser pintor, ele era um grande artista popular, tendo sido um pioneiro do ousado e chamativo novo meio, o poster.

Frequentador assíduo do Moulin Rouge e outros cabarés, o pequeno nobre acaba por se habituar a viver naquele ambiente. As pinturas de Toulouse-Lautrec lembram a espontaneidade do desenho satírico de Honoré Daumier e há uma certa influência pela fotografia e gravuras japonesas, dois factores de grande importância cultural no fim do século XIX.

Jane Avril (1899)
Cortesia de wikipédia
Era atraído por Montmartre, área famosa pela boémia e por ser antro de artistas, escritores, filósofos. No coração de Montmartre estava o jardim de Pere Foret onde Toulouse-Lautrec pintou uma série de óleos sobre tela ao ar livre de Carmen Gaudin, a modelo ruiva que aparece no quadro «A Lavadeira» de 1888. Nos trabalhos que ele fez para o Moulin Rouge e outras casas nocturnas parisienses estão retratadas a cantora Yvette Guilbert, a dançarina Louise Weber, mais conhecida como a louca e cativante La Goulue, «A Gulosa», que criou o cancan francês, e também a mais discreta dançarina Jane Avril.




La Goulue chegando no Moulin Rouge (1892)
Cortesia de wikipédia
Cortesia de wikipédia/JDACT