quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os selos 2008 dos CTT: Pontes e Obras de Arte. «Uma ponte é uma manifestação cultural. Pode-se dizer que se trata de uma escultura com função utilitária: escultura porque se refere ao plano das formas e utilitária para proporcionar a circulação entre dois pontos desunidos»

Cortesia dos CTT 

Com a devida vénia aos CTT.
Pontes e Obras de Arte
«Uma ponte é uma manifestação cultural. Pode-se dizer que se trata de uma escultura com função utilitária:
  • escultura porque se refere ao plano das formas;
  • utilitária, porque a sua razão de existência é de natureza pragmática - proporcionar a circulação entre duas margens ou dois pontos desunidos.
Ponte da Arrábida, Porto


Cortesia dos CTT
A ponte da Arrábida foi um dos projectos mais inovadores do século passado, não só a nível nacional como a nível mundial. A sua história e construção é feita de polémica e de coragem. Na altura da construção, a ponte com um vão de 270 metros (este vão foi durante algum tempo um recorde mundial no que se aplicava a estruturas semelhantes em betão armado) em forma de elipse chamou a atenção de engenheiros de todo o mundo, que vieram de todos os cantos do planeta assistir ao presumível desabamento da obra do engenheiro Edgar Cardoso. Acontece que a obra não desabou (ainda hoje se mantêm de pé), o que deixou incrédulos os mais reputados técnicos de engenharia civil da altura.
Esta é a história da velhinha ponte da Arrábida, finalizada em 1963, o período em que Edgar Cardoso obteve mais prestígio internacional.

Ponte 25 de Abril, Lisboa


Cortesia dos CTT

Inaugurada a 6 de Agosto de 1966 e desde então ex-libris de Lisboa, a Ponte 25 de Abril é uma Ponte pênsil rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, constituindo um elemento fundamental do sistema de transportes do País. Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome original, Ponte Salazar, foi mudado para o actual Ponte 25 de Abril. O seu custo rondou, preços à época da sua construção, o valor de 11 milhões de Euro.
A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América. Passados quarenta anos, após a sua inauguração, ocupa agora, o 66º lugar, a nível mundial.

Ponte de Santa Clara, Coimbra

Cortesia dos CTT 
A travessia do rio Mondego, em Coimbra, foi objecto, ao longo dos séculos, de diversas pontes construídas em locais semelhantes. Em 1132, D. Afonso Henriques mandou erigir uma nova ponte e o mesmo fez D. Manuel, quatro séculos depois. É desta última a primeira de que há registo gráfico, quer em gravuras, quer em fotografias. Mas também essa foi demolida em 1873. E assim, em 1946 começou a ser projectada a actual, uma ponte metálica de tabuleiro inferior. A 30 de Outubro de 1954 foi inaugurada uma nova ponte sobre o rio Mondego em Coimbra, a Ponte de Santa Clara, emblema inequívoco da cidade de Coimbra.
Ponte da Amizade, Minho/Galiza


Cortesia dos CTT
A nova travessia sobre o rio Minho, que liga Vila Nova de Cerveira a Goián (no município galego de Tomiño) foi inaugurada em Junho de 2004. Foi apelidada de «Ponte da Amizade», nome proposto para simbolizar o relacionamento entre portugueses e espanhóis. Em betão armado pré-esforçado e com 430 metros de comprimento, concretizou uma ambição desde há muito desejada pelas populações locais, uma vez que complementa o circuito viário entre o Minho e a Galiza.
Ponte do Mosteirô sobre o Rio Douro, Porto

Cortesia dos CTT
Quem viaja pelas margens do Douro, na zona da Albufeira do Carrapatelo, ou circula numa das embarcações que ali passam nos circuitos turísticos, não pode ficar insensível à beleza incomum da Ponte de Mosteirô. A elegância e a leveza daquela notável estrutura de betão, tornada diáfana pelo reticulado de vigas, são acentuadas pela curvatura do tabuleiro que se lança sobre o rio, apoiada nos dois pilares extremos da velha ponte. Construída pela Empresa Industrial do Norte, foi dinamitada pela Monarquia em 1919, restaurada em 1927 e reabilitada pela Estradas de Portugal, já em 2008.

Ponte sobre o Rio Arade, Portimão


Cortesia dos CTT
Inaugurada a 12 de Setembro de 1991 a ponte sobre o rio Arade, é uma notável obra de engenharia. Com 842 metros de extensão, trata-se de uma ponte do tipo atirantado com um vão central e dois laterais, apoiada apenas nos seus extremos e integralmente suspensa das torres. A ponte foi totalmente construída em betão armado pré-esforçado, sendo os tirantes constituídos por cordões de aço. Esta ponte constitui um eixo fundamental no desenvolvimento económico da zona estuaria do Arade, e dinamiza uma área geográfica de grande interesse estratégico e económico e de singular beleza territorial». In EP, Estradas de Portugal.



Cortesia dos CTT/Estradas de Portugal/JDACT