sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

As Nuvens: um agregado de pequeninas gotas, em número aproximado de umas 100 por cm3, cujos raios são da ordem dos 10 micras

Cortesia de beijaflorbeijaflor

As trocas de fase da água «jogam» um papel primordial na microfísica da nuvem. As possíveis fases são as seguintes:
  • vapor ↔ líquido (condensação, evaporação);
  • líquido ↔ sólido (congelamento, fusão);
  • vapor ↔ sólido (condensação, sublimação).
As trocas da esquerda para a direita são de importância meteorológica primordial: são as trocas que têm lugar na ordem molecular crescente e são processos que conduzem à formação da nuvem. Um dos problemas intrínsecos da física das nuvens é que tais transições de fase ocorrem em equilíbrio termodinâmico. Estas transições, no sentido de ordem crescente, devem superar uma forte «barreira de energia livre». A gotículas de água, estão caracterizadas por umas intensas forças de tensão superficial, de modo que para que uma possa aumentar de tamanho, por condensação, a partir do vapor, a tensão superficial tem que ser balanciada por um forte gradiente de pressão de vapor.
Uma nuvem é um agregado de pequeninas gotas, em número aproximado de umas 100 por cm3, cujos raios são da ordem dos 10 micras.


A equação de Clausius-Clapeyron descreve a condição de equilíbrio para um sistema termodinâmico consistente em vapor e uma massa de água. A saturação define-se como uma situação de equilíbrio em que as velocidades de evaporação e condensação são iguais.


A precipitação origina-se quando o aglomerado se torna instável e então umas gotas crescem e expandem-se de outras. Dois são os mecanismos mediante os quais a microestrutura nublosa se instabilisa; o primeiro implica a colisão o choque directo e a reunião das gotas e pode resultar importante em qualquer tipo de nuvem, o segundo entranha a interacção entre gotas de água e cristais de gelo e está reservado aquelas nuvens cujos topos se expandem acima do nível dos 0ºC.

O «aspecto» mais adverso que as nuvens podem apresentar para o simples cidadão. O «aspecto» mais negro. Segundo o amigo e colega Rogêncio Alves, o Chico,  por mais negra que seja a nuvem há sempre um lado virado ao Sol.


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

JDACT