quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os Jogos. O Xadrez: Parte IV. Um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. A Arte de Caíssa

Cortesia de missstarpink

O xadrez é um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. Um exército é preto, o outro é branco.
O campo de batalha é um tabuleiro com 64 casas pretas e brancas alternadas. As peças brancas avançam primeiro e, depois, os adversários jogam à vez.


Cortesia de vidageek
Os movimentos simples.
A Dama.
Cada jogador inicia a partida com uma dama colocada no centro da primeira fila, na casa correspondente à sua cor (a dama branca parte de casa branca e a preta, da casa preta), ao lado do rei. A Dama, ou Rainha, move-se em linha recta, na diagonal, na horizontal ou na vertical. Pode mover-se para qualquer uma das casa indicadas, desde que não haja outras peças no seu caminho.


Cortesia de tonypublishing
Peão.
Cada jogador inicia a partida com 8 peões. Estes representam os soldados a pé e começam o jogo na segunda fila. À «saída» um peão avança em linha recta, na vertical, 1 ou 2 casas, desde que não haja outras peças no seu caminho. Depois disso, só pode avançar 1 casa de cada vez na mesma direcção. Pode capturar qualquer peça que steja à sua frente e na diagonal, movendo-se para essa casa. Na imagem, o peão A pode capturar a torre ou o bispo. O peão B pode avançar 1 ou 2 casas em linha recta, enquanto que os peões C e D só podem avançar 1 casa.


Promoção.
Quando um peão consegue chegar ao extremo oposto do tabuleiro, é promovido a qualquer peça à escolha do jogador, à excepção de peão ou rei (use uma torre virada ao contrário, se não houver uma peça disponível). Geralmente, a dama é a melhor opção, mas, como se vê no exemplo, há situações em que é melhor escolher uma peça menos valiosa. A isto chama-se «subpromoção».
É a vez das brancas!
  • quando mover o peão para a casa X (d8), se escolher uma dama, o adversário jogará a sua dama para a casa Y (c7), pondo em xeque o rei branco e obrigando a uma troca de damas. Se, em vez disso, as brancas subpromoverem o peão a cavalo. colocam o rei preto em xeque e, depois, capturam a dama preta.
Pode promover um peão a dama, mesmo que ainda tenha a sua em jogo.


Cortesia de tonypublishing

In Xadrez, Michael Powell, Kevin Knight, 2004/2005 Tony Publishing, ISBN 978-972-8851-70-5.

Cortesia de Tony Potter Publishing/JDACT

Cortesia de tonypublishing
Capturar.
Pode capturar, ou tomar, uma peça adversária se esta ocupar uma casa para a qual uma das suas pode fazer uma jogada válida. Nesse caso, é retirada do tabuleiro e já não entra mais no jogo.
Cuidado! Capturar uma peça nem sempre é a melhor jogada. Pode ser uma armadilha do seu adversário.
Repare no exemplo:
  • se fosse a vez das brancas, o peão branco poderia capturar o preto; a torre, o bispo ou o rei poderiam capturar o cavalo preto, e o bispo branco poderia capturar o preto.
  • se fosse a vez das pretas, o cavalo ou o peão poderiam capturar o peão branco; o bispo poderia capturar a torre ou o bispo brancos, e o rei poderia capturar a torre branca.

Cortesia de tonypublishing