sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rafael Sanzio. Pintura. «Frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitectura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade das suas obras»

(1483-1520)
?, Itália
Cortesia de wikipedia

«Competente pesquisador interessado na antiguidade clássica, Rafael foi designado, em 1515, para supervisionar a preservação de preciosas inscrições latinas em mármore. Em consequência da profundidade filosófica de muitos de seus trabalhos, a reputação de humanista e pensador neoplatónico de Rafael implantou-se em Roma.

Cortesia de algumas galerias de arte

O primeiro trabalho arquitectónico conquistado por Rafael foi a posição de arquitecto da nova Basílica de São Pedro, cuja construção começou em 1506. A posição ficou devida ao falecimento de Bramante em 1514. Rafael mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal. Contudo este projecto foi modificado novamente após sua morte.

Cortesia de algumas galerias de arte

A morte precoce de Rafael, no dia em que completava 37 anos, reforçou a aura mística que rodeava a sua figura. Admirado pela aristocracia e pela corte papal, que o viam como o "príncipe dos pintores", foi encarregado pelo Papa Júlio II de decorar com frescos as salas do Vaticano hoje conhecidas como as ‘stanze’ de Jesus Cristo.
 
Cortesia de algumas galerias de arte

Cortesia de A morte precoce de Rafael, no dia em que completava 37 anos, reforçou a aura mística que rodeava a sua figura. Admirado pela aristocracia e pela corte papal, que o viam como o "príncipe dos pintores", foi encarregado pelo Papa Júlio II de decorar com frescos as salas do Vaticano hoje conhecidas como as ‘stanze’ de Jesus Cristo.

Cortesia de portaldasviagens

Rafael foi enterrado no Panteão de Roma, o mais ‘honorável’ mausoléu na Itália.

Cortesia de Wikipédia/JDACT