domingo, 11 de dezembro de 2011

BNP. “Percursos na História do Livro Médico (1450-1800)”. «… evidencia-se o papel dos livros, as suas características, histórias e respectivas audiências nos processos de formação, circulação e desenvolvimento do saber e práticas médicas»


Cortesia de bnp

Lançamento. Dia 13 de Dezembro de 2011, 18h00, Auditório da BNP.

«“Percursos na História do Livro Médico, 1450-1800"  intenta relevar o papel central dos livros na história do saber médico do século XV aos finais do século XVIII. A par da especificidade da medicina no período histórico considerado e da relevância de conceitos e conjecturas inovadoras, evidencia-se o papel dos livros, as suas características, histórias e respectivas audiências nos processos de formação, circulação e desenvolvimento do saber e práticas médicas.
O livro, organizado por Palmira Fontes da Costa (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Pólo de Almada, UNL) e Adelino Cardoso (Coordenador do projecto "Filosofia, Medicina e Sociedade"), será apresentado por Laurinda Abreu (Departamento de História, Universidade de Évora) e João Luís Lisboa (Director do Centro de História da Cultura, UNL).

Cortesia de bnp

A publicação surgiu no contexto de celebração do livro e da cultura literária da medicina, que se inscreve no âmbito das actividades desenvolvidas pelo projecto “Filosofia, Medicina e Sociedade”. O ponto de partida foi o colóquio internacional “O livro, o corpo e a arte médica: 1450-1800” realizado na Biblioteca Nacional de Portugal entre 30 de Junho e 2 de Julho de 2010 e que constituiu o ponto alto do programa cientifico que acompanhou a exposição “Arte Médica e Imagem do Corpo”, que esteve patente na mesma instituição entre 7 de Abril e 30 de Julho do mesmo ano. O presente volume tem como base uma selecção dos trabalhos apresentados neste colóquio, a que se juntaram textos de Adelino Cardoso, Guido Giglioni, Hélio Pinto, Inês de Ornellas e Castro e Palmira Fontes da Costa». In Biblioteca Nacional de Portugal.

Cortesia de BN de Portugal/JDACT