segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fundação Oriente. Comemoração do Ano Novo Chinês. Museu do Oriente. «Comemora-se no pf dia 23 de Janeiro de 2012. O ano do Dragão»

Cortesia da foriente

Janeiro de 2012
Comemoração do Ano Novo Chinês

No dia 23 de Janeiro comemora-se a entrada num novo ano lunar, o Ano do Dragão. Prevê-se que seja um ano auspicioso porque o dragão - crêem os chineses - é benevolente, traz a boa fortuna e a felicidade. Para celebrar o início de mais um ciclo venha, com o Museu do Oriente, festejar!

Cortesia da foriente

Dias 7 e 21 de Janeiro de 2012
A lenda de Buda e dos 12 animais do zodíaco. Sábados em oficinas. Oficina para crianças

Diz-se que, há muito tempo atrás, Buda lançou a todos os animais da floresta um convite para celebrar o ano novo. Apenas 12 animais apareceram e cada um por sua vez. Buda, sensibilizado com a sua presença, decidiu compensá-los atribuindo, a cada um, um ano do calendário lunar. Mas, afinal, quem foram esses convidados? Vem descobri-los!

Cortesia de foriente

Dias 20 e 23 de Janeiro de 2012
Preparação e Comemoração do Novo Ano Chinês

Em vésperas do novo ano lunar, convidamo-lo a vir conhecer os preparativos que, na China, a todos mobilizam durante este período. A festa da Primavera está a chegar e, para além das arrumações limpezas e decorações auspiciosas, há que não descurar as oferendas aos deuses que se revêem, nesta altura, em novas e coloridas gravuras em vez das velhinhas do ano anterior. Depois dos preparativos, há que comemorar!

Cortesia de foriente

Dia 21 de Janeiro de 2012
Um dragão por companhia. Oficina para todos

Na lenda de São Jorge, o dragão representa o mal e a destruição. Ao contrário, na China, o dragão é visto como um animal mítico especialmente auspicioso, em tempos associado à figura do imperador. Em início de ano confiado a este signo, desafiamo-lo a vir compor um longo dragão. Recorreremos à arte milenar do recorte de papel usado, por altura do ano novo, para decorar e desejar, em simultâneo, sorte, prosperidade e riqueza para o ano que se avizinha. Lembre-se que quanto mais longo for o dragão, mais sorte trará às pessoas!

In Fundação Oriente

Cortesia de F. Oriente/JDACT