sábado, 23 de julho de 2011

Feng Shui: «É uma corrente de pensamento analítico com tradição de mais de 4000 anos. Os mestres chineses que o estruturaram teriam percebido que cada área natural, terreno ou edificação seria dotada de sua própria vibração influenciada pela presença do Ch'i, chamada em chinês de qi, e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda»


Cortesia de wikipedia

«Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é Vento e Água. A sua pronúncia correcta em mandarim é «fon xuei». Feng Shui, vem da pronúncia americanizada, expressa o barulho do vento e da água, em português seria como: fú, chuá.

Segundo esta corrente de pensamento, estabelecendo uma relação yin/yang, os ideogramas Feng e Shui, respectivamente Vento, yang e Água, yin, representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes num espaço e redireccionar as negativas de modo a beneficiar os presentes.

É uma corrente de pensamento analítico com tradição de mais de 4000 anos. Os mestres chineses que o estruturaram teriam percebido que cada área natural, terreno ou edificação seria dotada de sua própria vibração influenciada pela presença do Ch'i, chamada em chinês de qi, e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda.
Cortesia de wikipedia

Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente poderiam agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais. Supostamente compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objectos da maneira mais adequada para favorecer, segundo a interpretação da natureza.
As ideias pregadas pelo Feng Shui, quando as pessoas buscam este equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que se podem expressar como má sorte ou indisposição. Claro, que tais sentenças fazem parte desta crença e não são de forma alguma endossadas pela ciência.

Os mestres taoístas que desenvolveram esta arte, não a utilizavam isoladamente: consideravam-na mais um instrumento de equilíbrio a ser utilizado em conjunto com outras práticas articuladas à Medicina tradicional chinesa, como a acupuntura, a meditação, e o Tai Chi Chuan.

Cortesia de wikipedia

Os chineses comparam os benefícios que o tratamento que o Feng Shui pode proporcionar a um espaço com os resultados que a terapia da acupuntura pode oferecer a um paciente.
O consultor de Feng Shui detecta as supostas influências visíveis e invisíveis num ambiente e recomenda curas numa área particular do imóvel que são capazes de alterar as características da circulação de energia no todo. Não há, entretanto, provas científicas da existência de tais influências «visíveis e invisíveis» nos ambientes.
  • O primeiro objectivo do Feng Shui é guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar de modo a permitir que permaneçam e se distribuam suavemente pela edificação.
  • O segundo objectivo é reduzir os efeitos negativos das diversas influências nocivas ao local, presentes na sua construção ou frutos das alterações.
  • O terceiro objectivo é implementar «curas» que possam produzir resultados em termos de saúde, bem-estar e harmonia para os moradores do espaço tratado.
Isto pode ser conseguido estimulando as características do espaço benéficas para as pessoas que habitam este local, através das alterações arquitectónicas ou da forma, da cor, e do posicionamento dos objectos presentes no local». In Wikipédia.

Cortesia de wikipédia/JDACT