segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fundação Oriente: Shanti. Share my Air. «Após os acontecimentos no Japão nos últimos meses, Shanti transformou o seu trabalho num acto de agradecimento pela solidariedade demonstrada para com o Japão proveniente de todo o mundo e, como resultado deste trabalho, compôs o tema Galaxy»

Cortesia de foriente

Shanti, uma das novas artistas revelação em 2010 no Japão, apresentou no Museu do Oriente, Share my Air, o espectáculo que escolheu para a sua primeira tournée europeia e com o qual mostrou ao público ocidental a sua versatilidade como compositora e intérprete, através de um vasto repertório em que convivem os clássicos do soul, as canções japonesas e um pop mais intimista e pessoal, toda uma interpretação ao ritmo do jazz.



Após os acontecimentos no Japão nos últimos meses, Shanti transformou o seu trabalho num acto de agradecimento pela solidariedade demonstrada para com o Japão proveniente de todo o mundo e, como resultado deste trabalho, compôs o tema Galaxy. A qualidade, suavidade e calor da sua voz conduziram a um ambiente único no qual a cantora partilhou esse sentimento de solidariedade.
Apesar da sua juventude Shanti já conta com uma longa trajectória como compositora, letrista e intérprete, sendo uma das artistas jovens com maior êxito no panorama musical japonês. Oriunda uma família de músicos profissionais, sempre esteve ligada à música, pelo que desde a infância tem vindo a beneficiar da herança musical ocidental e da tradição musical japonesa. Como resultado, na sua música combinam-se, de uma forma orgânica, o jazz e o pop em canções interpretadas em inglês e japonês.

Durante mais de 10 anos, compôs para grandes estrelas do pop japonês, como Crystal Kay e Kosuke Keiwata e nomes a nível internacional, como Take 6, demonstrando o seu talento e versatilidade como artista. Shanti também emprestou a sua voz à banda sonora de várias séries de anime. São famosos os seus temas para as séries Ghost in the Shell-Stand Alone Complex e The Vision of Escaflowne.

Cortesia de foriente

Em 2008 gravou o álbum Share my Air que a lançou como artista a solo. No ano passado, após assinar contrato com a Columbia Japão, lançou o seu segundo álbum, Born to Sing, dando um passo decisivo no lançamento da sua carreira como intérprete e convertendo-se numa das artistas mais populares no Japão e a mais conhecida representante do Nu jazz japonês.
Nesta digressão à Europa, apresenta músicas de vários álbuns, incluindo Romance with me, lançado este ano». In Fundação Oriente.


Cortesia de FOriente/JDACT