segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fundação Calouste Gulbenkian: Doris Salcedo expõe no Centro de Arte Moderna. «Plegaria Muda»

Cortesia de alexanderandbonin

Doris Salcedo expõe no CAM.
Inaugura a 10 de Novembro de 2011, no Centro de Arte Moderna, a grande exposição Plegaria Muda, da artista colombiana Doris Salcedo.
Plegaria Muda (Oração Silenciosa) é uma instalação constituída por 166 peças escultóricas, pensada a partir da história recente da Colômbia, da sua natureza violenta e dos muitos jovens assassinados e enterrados anonimamente em valas comuns. É uma obra impregnada de luto e memória, mas também de perseverança de vida.

Foto de Oscar Monsalve
Cortesia de gulbenkian

A exposição resulta de uma proposta do CAM lançada à artista, a que se associou o Moderna Museet de Malmö (Suécia), onde Plegaria Muda estará patente até ao início de Setembro. Entre 2011 e 2012, outras instituições museológicas internacionais, como o MUAC na Cidade do México, o MAXXI de Roma e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, acolhem igualmente esta exposição, com curadoria de Isabel Carlos, directora do CAM.
Doris Salcedo, que vive e trabalha em Bogotá, participou na 8ª Bienal de Istambul, em 2003, e foi em 2007 a artista convidada a intervir na Turbine Hall da Tate Modern, em Londres». In Fundação Calouste Gulbenkian.

Cortesia de FCG/JDACT