sexta-feira, 9 de junho de 2017

O Leito Celestial. Irving Wallace. «Depois, baixaram para vinte e cinco. Não posso permitir que me aconteça o mesmo, de contrário não merecia, estar nesta profissão»

jdact

«(…) Estou a recordar-me, atalhou Kile. Li alguma coisa sobre a matéria. E já me lembro também de que tencionavas recorrer a delegadas sexuais em Tucson. Mas que existe de extraordinário nisso? Apenas uma coisa. A lei não o permite. A utilização de delegadas é legal em Nova Iorque, Illinois, Califórnia e alguns outros Estados, mas nos restantes constitui um delito. O do Arizona figura nesse número. As delegadas sexuais são consideradas prostitutas. Compreendo... E tu utilizaste-as? Uma…, apenas uma, mas parece que bastou. Deixa-me expor a situação. A voz de Freeberg recuperou parte da firmeza. Consciente de que era ilegal neste Estado, resolvi proceder em sigilo. Não podia fazer outra coisa, Roger. A terapêutica verbal não funciona em certos casos, sendo os piores a impotência e, às vezes, a ejaculação prematura. É essencial empregar uma parceira treinada para ensinar, demonstrar, orientar. Ora, eu encontrei-a, uma jovem excepcional. Utilizei-a em cinco casos difíceis, com êxito absoluto. Foram curas a cem por cento. No entanto, o facto transpirou, e os terapeutas daqui são muito conservadores..., e talvez invejosos. Provavelmente, os meus êxitos assentaram-lhes mal. Não sei ao certo o que aconteceu, mas o assunto chegou aos ouvidos do procurador da cidade, que me visitou, há cerca de uma hora. Afirmou que eu exercia as funções de proxeneta e recorria a uma prostituta, o que a lei não permitia. E, em vez de me prender e levar aos tribunais, ofereceu uma alternativa. Para não perder tempo e dinheiro com um processo, aconselhou-me a encerrar a variante das delegadas sexuais. Em troca, não se oporia a que continuasse a exercer clínica como terapeuta vulgar.
Estás disposto a isso? Não posso, Roger. Fico impossibilitado de ser útil a determinados pacientes que me procuram sem o recurso a uma delegada. Lembra-te do que aconteceu a Masters e ,Johnson, quando foram obrigados a prescindir das suas, em 1970. Até então, com elas, os seus êxitos atingiam setenta e cinco por cento. Depois, baixaram para vinte e cinco. Não posso permitir que me aconteça o mesmo, de contrário não merecia, estar nesta profissão. No entanto, quero continuar a exercê-la. Trata-se de algo mais do que a necessidade de ganhar a vida. Até aqui, torno pessoas sexualmente incapacitadas em saudáveis e viris. Não quero assumir a atitude do escuteiro brioso, mas apresento-te a situação como a sinto. Foi por isso que, embora me custe muito, resolvi telefonar-te. Alegra-me que o fizesses, declarou Kile, em inflexão enfática. Mas que posso fazer por ti em Tucson?
Tirar-me daqui, redarguiu Freeberg, com simplicidade. Recordo-me de uma coisa que disseste, quando me mudei para o Arizona. Porque não vens para o Sul da Califórnia?, foram as tuas palavras. Afirmaste que era uma região mais livre do que qualquer outra do país. Referiste mesmo que sabias de numerosos terapeutas que utilizavam delegados sexuais em Los Angeles e São Francisco. Eu disse isso? Bem, talvez dissesse. De qualquer modo, corresponde à verdade. Resisti à sugestão unicamente porque o médico da Miriam de Nova Iorque insistiu em que o Arizona era o melhor lugar para a sua condição bronquial. Mas isso foi há seis anos. Agora, o de Tucson, ao qual acabo de telefonar, considera que ela está muito melhor e se daria igualmente bem no Sul da Califórnia. Queres dizer que não te importavas de assentar arraiais aqui? Exacto. Aliás, não existe qualquer alternativa. Freeberg engoliu em seco. Desconheço totalmente a Califórnia, Roger, pelo que preciso da tua ajuda. Podes considerar-te californiano e estás familiarizado com tudo o que se passa aí. Havias de me ser muito útil, se não achas que peço demasiado. Acho é que pedes pouquíssimo. Sabes perfeitamente que faria tudo ao meu alcance por ti». In Irving Wallace, O Leito Celestial, 1987, Livros do Brasil, colecção Dois Mundos, nº 166, Lisboa, ISBN 978-972-380-576-5.

Cortesia de LdoBrasil/JDACT