terça-feira, 3 de março de 2015

A Data de Nascimento de Afonso Henriques. Abel Estefânio. «Se alguém, aliás, quiser saber mais pormenores sobre a localização do sítio e dos privilégios do Mosteiro, leia a obra do Mestre Dom Pedro Alfarde»

Pormenor da Vita Theotonii (m. Santa Cruz)

Cortesia de wikipedia

«(…) Deste modo, a bula é, com toda a certeza, uma das fontes históricas consultadas pelo organizador e redactor da Vita Tellonis. Como a Chancelaria pontifícia adoptou o ano da encarnação segundo o cômputo de Florença, e a sua utilização é a regra que foi utilizada normalmente, quer nos diplomas medievais portugueses, quer no panorama epigráfico, somos levados a admitir que teria sido também esse o critério usado na Vita Tellonis. O mesmo texto informa-nos que lançaram, pois, a primeira pedra de fundação no dia 28 de Junho, vigília dos príncipes dos Apóstolos Pedro e Paulo, donde se deduz que a data de fundação do mosteiro de Santa Cruz é o dia 28 de Junho de 1131. Conforme nos mostra um documento datado do dia seguinte, o arcediago Telo fez nessa altura a doação dos banhos régios, que tinha recebido de Afonso Henriques em Dezembro do ano anterior, ao mosteiro de Santa Cruz, onde se ergueria a igreja conventual.

Na Vita Theotonii
Por sua vez, na Vita Theotonii refere-se que na era de 1170, pois, ou seja no ano da Incarnação do Filho de Deus de 1132, se reuniram em vida de comunidade. Seguem-se duas datas que também se encontram na Vita Tellonis: a data de início da construção do mosteiro a 28 de Junho, já referida, e a de 24 de Fevereiro do ano seguinte, em que se inicia a vida canónica. A expressão latina original desta última data Sexto autem kalendas Martii sequentis in capite ieiunii merece a nossa atenção não só pela referência ao jejum quaresmal que se iniciaria na quarta-feira de cinzas, mas também por não ser clara relativamente ao problema da contagem das calendas nos anos bissextos. Rigorosamente, o autor deveria ter escrito bis VI.º Kalendas Martii, de forma a registar inequivocamente o dia 24 de Fevereiro. Note-se que este dia vem assinalado na Vita Tellonis no ano da encarnação de 1131, segundo o cômputo florentino (que termina a 24 de Março de 1132 e tem a indicção 5), ou seja, a 24 de Fevereiro de 1132. Por sua vez, como a Vita Theotonii assinala o mesmo dia no ano da encarnação de 1132, parece que o cálculo foi feito pelo cômputo de Pisa. Só nesta situação é que o dia 24 de Fevereiro corresponde ao ano do nascimento de 1132, perfazendo os 38 anos de diferença relativamente à Era Hispânica. Poderia ser um caso raro da utilização entre nós do cômputo pisano, dado que só assim é que a informação que veicula é compatível com a da Vita Tellonis. De facto esta fonte devia ser bem conhecida do seu autor, pois é por ele explicitamente nomeada como se depreende do parágrafo seguinte: Se alguém, aliás, quiser saber mais pormenores sobre a localização do sítio e dos privilégios do Mosteiro, leia a obra do Mestre Dom Pedro Alfarde. Mas, com esta relação de dependência claramente estabelecida, e a sua produção separada no tempo por apenas sete anos, pareceu-me estranho que houvesse mudança do cômputo de Florença para o de Pisa.
Com o objectivo de obter novos indícios que me ajudassem a resolver esta dúvida, fui à Biblioteca Pública Municipal do Porto consultar o manuscrito da Vita Theotonii. No sentido de assegurar a sua preservação, o documento não está normalmente disponível aos leitores. Em sua substituição é disponibilizado em microfilme. O acaso levou a que, no período em que conduzi a presente investigação, a sala onde estava o equipamento de leitura de microfilme não se encontrava disponível, devido a obras, pelo que me foi permitido consultar o nosso bom manuscript de finais do século XII. O facto de o pergaminho estar raspado precisamente no sítio onde está a data da Era Hispânica e no último dígito do correspondente ano da encarnação, conforme se vê nas manchas, dão-nos um precioso indício sobre os problemas de cronologia enfrentados pelo autor ou pelo copista. Na ausência de uma análise técnica especializada, atendendo apenas à posição das manchas e ao facto de ter ficado um espaço livre a seguir à primeira data, avançamos com a hipótese de ter havido alteração ou equívoco neste ponto do texto: a primeira data seria, inicialmente, M.ª C.ª LXVIIII.ª, e teria sido alterada por raspagem do VIIII, substituído por um X; na segunda, seria, em sequência, acrescentada de uma unidade. Sendo assim, o original teria seguido o cômputo de Florença, em perfeita consonância com a Vita Tellonis. A alteração parece ter sido efectuada pela mesma mão». In Abel Estefânio, A Data de Nascimento de Afonso I, Medievalista, nº 8, 2010, Instituto de Estudos Medievais, direcção de José Mattoso, ISSN 1646-740X.

Cortesia de Medievalista/JDACT