segunda-feira, 2 de março de 2015

Leonor Teles. Uma Mulher de Poder? Isabel Maria Campos. «Fundou o castelo de Albuquerque, por volta do ano de 1218, e casou, em segundas núpcias, com dona Teresa Sanches, filha bastarda do rei Sancho I, de Portugal. Foi executor testamentário de Afonso VIII de Castela e morreu, em 1230»

Cortesia de wikipedia

«(…)
A linhagem dos Teles Meneses e co-relações
Pretendemos traçar um enquadramento genérico da linhagem dos Teles Meneses e de outras famílias relacionadas, de onde era oriunda a rainha dona Leonor Teles, de forma a melhor percebermos o seu berço e, eventualmente, a natureza de certas opções políticas tomadas. A apresentação destas informações tem uma configuração um pouco esquemática relativamente aos demais capítulos do nosso trabalho, por considerarmos ser, assim, mais evidente a percepção das redes e linhas familiares tecidas. A linhagem dos Teles Meneses tem raízes em Castela e está ligada aos primórdios do reino de Portugal. Quando o rei Afonso VI de Castela deu o condado Portucalense ao cruzado Henrique Borgonha, era governador dessa terra, Soeiro Mendes Maia, o bom, avô materno de Tello Pérez Meneses. Este último foi o primeiro senhor Meneses. A partir dele, a família dos Teles Meneses pode ser dividida em quatro grupos: Meneses-Molina; Meneses-Albuquerque; Meneses-filhos de Gonçalo Eanes Raposo (vários, em Portugal); Meneses, filhos de Gonçalo Eanes Raposo-Teles Meneses em Portugal. 1º senhor Meneses, Tello Pérez Meneses, quinto avô da rainha dona Leonor Teles de Portugal, foi rico-homem e grande valido do rei Afonso VIII de Castela. Recebeu o senhorio de Meneses, em 1179; sucede-lhe o filho primogénito: 2º senhor Meneses, Afonso Télez, quarto avô da rainha dona Leonor Teles de Portugal. Foi um rico homem, possuidor de diversos senhorios como Meneses, Montealegre, Valladolid, Madrid, etc. Teve dois casamentos. Fundou o castelo de Albuquerque, por volta do ano de 1218, e casou, em segundas núpcias, com dona Teresa Sanches, filha bastarda do rei Sancho I, de Portugal. Foi executor testamentário de Afonso VIII de Castela e morreu, em 1230. Sucede-lhe o seu filho segundo, dado que o primogénito falecera: 2º senhor de Albuquerque, João Afonso (I), segundo filho do dito casal, é trisavô da rainha dona Leonor Teles de Portugal. Inicia-se com ele o tronco Meneses-Albuquerque. Serviu o rei Afonso III de Portugal, seu primo co-irmão, no cargo de alferes-mor. Em 1255, passa para a corte de Afonso X de Castela. Em 1268, morre, deixando dois filhos: Rodrigo Eanes e Gonçalo Eanes Raposo.

Descendência de Rodrigo Anes
3º senhor de Albuquerque, Rodrigo Anes, o primogénito, foi rico homem de Castela; casou com dona Teresa Martins, filha de Martim Gil Soverosa que era valido do rei Sancho II de Portugal. Sucede-lhe o único filho do casal: 4º senhor de Albuquerque, João Afonso (II). Ao serviço de Castela, revolta-se contra o rei Sancho IV, mas consegue que a sua vida seja poupada, graças à intervenção da sua prima, a rainha dona Maria de Molina, mulher do dito monarca. Porém, acaba por se tornar vassalo do rei Dinis de Portugal, servindo como mediador português, nas pazes com Castela, que levaram à assinatura do Tratado de Alcanices, em 1297. Para o premiar pelos serviços prestados, no ano seguinte, o monarca Dinis deu-lhe a vila de Barcelos com o seu termo e fez dele o primeiro onde português: Até ali os condes, que existiram, eram temporários e governadores de territórios, que pela sua extensão constituíam condados e a cujo governo era inerente o título; ao passo que este, o de João Afonso, foi vitalício e com o título recebeu o senhorio. Assim o diz a carta: …E por que o fiz Conde. doulhe a minha vila de Barcelos com seu termho. que el a aja en todolos dias de sa vida…
O conde, que casara com dona Teresa Sanches, filha bastarda do rei Sancho IV de Castela, morreu em 1304, deixando duas filhas deste matrimónio; Violante Sanches e Teresa Martins.
5ª senhora de Albuquerque, Teresa Martins. Casou com Afonso Sanches, filho bastardo e mordomo-mor do rei Dinis. O casal fundou o mosteiro de Vila do Conde e teve um filho, João Afonso Albuquerque, o de Ataúde. Este vive a maior parte da vida, em Castela e casa com dona Isabel Teles Molina, sua prima. O casal tem um filho, que morre sem descendência.

Descendência de Gonçalo Anes Raposo
Gonçalo Anes Raposo, Bisavô da Rainha D. Leonor Teles, de Portugal. Rico homem de Castela. Não herdou Albuquerque e casou com dona Urraca Fernandes Lima. O filho do casal, Afonso Martins Telo, é o único a continuar a geração masculina dos Meneses. Afonso Martins Telo, avô da rainha dona Leonor Teles de Portugal. Rico homem de Castela e, depois, de Portugal. Foi alcaide de Marvão, seguiu o infante Afonso (futuro Afonso IV) nas lutas contra o pai deste, o rei Dinis. Tornou-se, mais tarde, mordomo-mor do rei Afonso IV de Portugal. Casou com dona Berengela Lourenço Valadares. Deste matrimónio nasceram Martim Afonso Telo, o primogénito; João Afonso Telo, o secundogénito, e dona Maria Afonso. Detenhamo-nos nos dois varões». In Isabel Maria Garcia Pina N. Baleiras S. Campos, Leonor Teles, uma Mulher de Poder? Mestrado em História Medieval de Portugal, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de História, 2008.

Cortesia da BNL/JDACT