sexta-feira, 25 de março de 2011

Adriano Lucas: Morreu um grande homem, cuja memória perdurará. «A primeira liberdade da imprensa é a liberdade de qualquer pessoa, qualquer que seja a sua condição, poder livremente editar e publicar um jornal com as opiniões e com a orientação editorial que bem entender»

(1925-2011)
Coimbra
Cortesia de diariodecoimbra

Cortesia de naturezanaturada 

Adriano Lucas
A sua vida foi passada, essencialmente, entre Coimbra e Lisboa e com constantes incursões pelo estrangeiro, de onde trouxe, em diversas áreas, muitos ensinamentos reflectidos no sucesso que foi alcançando. Ao longo da sua vida profissional, norteada sempre pelo manifesto liberal, exerceu diversas actividades e funções como dirigente de imprensa, engenheiro, gestor e empresário.

Em 1950, Dezembro, assume a liderança do Diário de Coimbra, um jornal que seu pai, Adriano Viegas da Cunha Lucas, fundara em 1930 e do qual Adriano Lucas esteve sempre muito próximo. Com a prematura morte do seu pai, ficou responsável pelo jornal aos 25 anos de idade. Paralelamente, na capital, foi engenheiro do Metropolitano, fazendo parte da equipa que concebeu o projecto, dirigiu a obra que foi inaugurada em 1959.

Cortesia de diariodecoimbra 
A sua dedicação à Comunicação Social sempre teve como único objectivo o cumprimento escrupuloso da Liberdade de Imprensa, da qual foi um devoto defensor.
Adriano Lucas a todas as pressões disse:
  • NÃO.
A linha editorial assumida assegurou que todos os jornais do grupo fossem informativos republicanos, liberais, defensores da democracia pluralista, da economia de mercado, da integração europeia e da regionalização do país.
A regionalização foi uma das suas «bandeiras» e motivo de vários acutilantes editoriais:
  • «temos de dar o primeiro passo, de outro modo, Portugal ficaria bloqueado no centralismo, que todos os poderosos pretendem erradamente manter, quando são donos do poder, ou pensam conseguir alcançá-lo quando são opositores. Que se irradiquem os totalitaristas de Estado»
«Onde não há liberdade de imprensa não há democracia». «A imprensa para ser independente tem que ser económica e financeiramente viável e equilibrada...». «A primeira liberdade da imprensa é a liberdade de qualquer pessoa, qualquer que seja a sua condição, poder livremente editar e publicar um jornal com as opiniões e com a orientação editorial que bem entender». Algumas frases de Adriano Lucas, um exemplo de vida na construção cívica de este país à beira mar...

Cortesia de memoriadecoimbraalfaiate
 
Cortesia do Diário de Coimbra, Jornal Republicano/JDACT