domingo, 13 de março de 2011

As Fallas de Valência: Explosão de luz, cor e alegria, a grande festa das fogueiras. «O melhor ninot de cada Falla é exibido ao público em La Lonja, o qual indulta do fogo um dos ninots, que se conservará depois num museu fallero, juntamente com os ninots indultados de anos anteriores»

Cortesia de flickriver  

Fallas de Valência
«Explosão de luz, cor e alegria, a grande festa das fogueiras, as Fallas de Valência, remonta aos séculos XIII e XIV, tendo surgido por iniciativa dos grémios profissionais da cidade, nomeadamente o dos carpinteiros, cujos artífices trabalhavam à luz dos candis e das tochas. A chegada dos dias mais longos da Primavera, sinal de mudança de ciclo e de renovação, era celebrada pelos jovens com fogueiras que eram acendidas à porta das carpintarias, alimentadas por objetos velhos. Mais tarde, «vestiram» cruzes de pau com roupas e calçado antes de serem atiradas ao fogo, o que deu origem aos ninots, os bonecos que ainda fazem parte das actuais Fallas, agora modelados em cartão e alusivos a personalidades famosas.
Progressivamente, foram introduzidos o fogo de artifício e a música, e transferiu-se a festa para a véspera do dia de S. José, o patrono da carpintaria, e mais tarde para o dia 19 de Junho.

Cortesia de 2camels
Hoje, realiza-se de 12 a 19 de Março em vários municípios da comunidade valenciana, para além das mundialmente famosas Fallas de Valência. A confecção das Fallas é realizada durante todo o ano, maioritariamente nas oficinas da Cidade do Artista Fallero, construída para o efeito em Benicalap. A festa é actualmente coordenada pela Junta Central Fallera, que também atribui condecorações aos que se distinguem pelo seu engenho e graça:
  • melhores Fallas,
  • actividade fallera, etc.
Os autores dos folhetos com explicação das Fallas editados por cada comissão são também distinguidos com prémios. O melhor ninot de cada Falla é exibido ao público em La Lonja, o qual indulta do fogo um dos ninots, que se conservará depois num museu fallero, juntamente com os ninots indultados de anos anteriores. A primeira exibição do ninot data de 1935 e as Fallas são classificadas por categorias consoante o orçamento de cada uma delas, destacando-se sobretudo as 6 que fazem parte da Categoria Especial, lugar de honra no qual têm grande tradição as Fallas de Jordana, Pilar, Mercado, Collado e Convento de Jerusalém.

Cortesia de xteccat
A construção de uma Falla requer do artista contratado para o efeito perícia, arte e graça. As Fallas são individualmente tuteladas pelas respectivas comissões masculina, feminina e infantil, que elegem de entre as suas Fallas a Fallera Mayor, que representará a Falla em todos os actos a que deva assistir e que será a concorrente à Fallera Mayor de Valência, eleita por votação entre todas as candidatas. A apresentação à população é feita tradicionalmente no Teatro Principal durante uma grande festa.
As Fallas de Valência movimentam todos os anos cerca de 25 mil homens, quase o mesmo número de mulheres e 50 mil crianças, disparam-se 2000 mascletas, 400 castelos de fogo de artifício e 2000 quilómetros de tracas e actuam 300 bandas de música com mais de 10 mil músicos.
Na construção das Fallas utilizam-se mais de 2 milhões de quilos de estuque, 500 mil quilos de cartão e grandes quantidades de tinta, barro, madeira, tecidos, pregos, etc.


Para além da sua importância na cultura e tradição locais, as Fallas de Valência têm uma grande importância na economia local das populações da comunidade valenciana». In Infopédia. Porto Editora, http://www.infopedia.pt/$fallas-de-valencia.

Cortesia de Infopédia/JDACT