sexta-feira, 11 de março de 2011

Torquato Tasso: «A sua obra situa-se entre as aspirações morais da época e a sua sensualidade pessoal, entre as regras formais do renascimento e a sua imaginação lírica, entre a verdade histórica e a invenção literária»

(1544-1595)
Sorrento, Itália
Cortesia de verfkampioen

Torquato Tasso, um poeta italiano, contemporâneo de Ariosto, do século XVI, conhecido pelo poema «La Gerusalemme Liberata» (A Jerusalém libertada), de 1580, no qual descreve os combates imaginários entre cristãos e muçulmanos, no fim da I Cruzada, durante o cerco de Jerusalém.

Trata-se de um dos clássicos renascentistas, que aparece já na época decadente da literatura italiana. Após abandonar os estudos de jurisprudência, que iniciara em Pádua, entrou em 1565 para a corte dos Estenses. Durante asta estada, planeou e escreveu o célebre poema, terminado só em 1575.

Ocorreram vário dramas na sua juventude, que impediram Tasso de libertar o seu génio e começar, em 1559 (em Veneza), a obra épica Gerusalemme, que retratava a I Cruzada que libertou Jerusalém do domínio turco em 1099, mas rapidamente se apercebeu que não estava preparado para tal empreendimento, preferindo dedicar-se a temas de cavalaria, como é exemplo «Rinaldo», de 1562.

Cortesia de scedu
«Em 1560, Torquato Tasso inicia os seus estudos de Direito em Pádua, onde conhece Sperone Speroni, humanista e crítico italiano, que lhe aconselha o estudo da obra De Poetica de Aristóteles, na qual se inspirou para produzir a obra Discorsi dell'arte poetica, terminada em 1587. Em 1573, escreve L'Aminta, que, apesar de ser um drama pastoral, se distingue pela riqueza lírica aplicada no retrato feito ao amor que o pastor Aminta nutria por Sílvia. Dois anos mais tarde, termina a sua obra-prima, Gerusalemme liberata, um épico, liderado por Godfrey de Bouillon. Em torno desta história, Tasso escreveu outros episódios que lhe permitiram libertar a sua imaginação lírica e hedonista, destacando-se as histórias sobre os heróis italianos Rinaldo (a sua revolta, o seu amor pela sarracena Armida e o seu arrependimento e consequente ação decisiva na batalha final) e Tancredo (apaixonado pela sarracena Clorinda).
A sua obra situa-se entre as aspirações morais da época e a sua sensualidade pessoal, entre as regras formais do renascimento e a sua imaginação lírica, entre a verdade histórica e a invenção literária, a palavra-chave é equilíbrio, justificando o seu sucesso imediato.

Escreveu mais dois poemas religiosos, Lagrime di Maria Vergine e Lagrime di Gesù Cristo, e, em junho de 1594, regressa a Nápoles, onde é publicada a obra Discorsi del poema eroico, no qual tenta justificar a nova versão do seu épico de acordo com a sua nova conceção de arte poética.
Cortesia de chefbear
A influência de Tasso na literatura europeia foi alimentada por uma certa mistificação da sua personalidade, em virtude não só do confronto entre as suas aspirações religiosas e os seus supostos inúmeros amores, como também da inquietude presente ao longo da sua vida, acabando por ganhar o estatuto, na crítica moderna, de génio incompreendido e perseguido»In Infopédia. Porto Editora, http://www.infopedia.pt/$torquato-tasso.

Cortesia de Infopédia/JDACT