Cortesia de turismonomundo
As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 58 ilhas, das quais apenas 4 são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente a 556 milhas marítimas a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo.
O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endémicas como as tartarugas das Galápagos.
A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.
Cortesia de noticias
As ilhas apareceram pela primeira vez em 2 mapas do século XVI, um desenhado por Mercator (1569) e o outro por Abraham Ortelius (1570). Segundo os dados que disponho, foram descobertas em 1535 por Tomás de Berlanga, bispo do Panamá.
Foram chamadas «Ilhas das Tartarugas» (Insulae de los Galopegos).
O primeiro morador de Galápagos foi o irlandês Patrick Watkins, 1807.
Cortesia de tuaregviatgeses e oceanicanet
Galápagos foi oficialmente anexada ao Equador em 1832 e foi nomeada «Archipiélago del Ecuador». Entretanto, parece que o nome oficial é «Arquipélago de Cólon».
O mais famoso visitante da ilha foi o jovem Charles Robert Darwin, que viajou no seu navio «H.M.S. Beagle» do capitão Robert Fitz Roy, em 15 de Setembro de 1835, permanecendo até 20 de Outubro. Darwin visitou somente 4 ilhas, primeiramente San Cristóbal (Chatham Island), depois Floreana (Charles Island), Isabela e Santiago, durante os 35 dias em que permaneceu nessas ilhas.
O arquipélago dos Galápagos é Património Mundial da UNESCO deste 1978.
Cortesia de photaki
Cortesia de Galápagos Islands/JDACT