quarta-feira, 16 de março de 2011

Richard Macleod: O seu nome estará sempre associado à colaboração com Banting, Collip e Best na descoberta da insulina

(1876-1935)
Perth and Kinross, Escócia
Cortesia de nobelprize

John James Richard Macleod foi um médico agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1923. É considerado um dos descobridores da insulina.

Desde 1905, Macloed centrou-se na investigação do metabolismo dos hidratos de carbono e da diabetes, publicando cerca de meia centena de estudos sobre estes temas e sobre a glucose produzida de forma experimental, segundo os dados de Von Mering e Minkowski. No ano de 1908, publicou outras investigações sobre o papel do sistema nervoso central na produção de hiperglicémia.

Insulina é a hormona responsável pela redução da glicémia (taxa de glucose no sangue), ao promover o ingresso de glucose nas células. Esta é também essencial no consumo de carbohidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gorduras).


Cortesia de sandiegodentistsguide
O nome de Macleod estará sempre associado à colaboração com Frederick Banting e Charles Best na descoberta da insulina. Para este trabalho sobre a descoberta da insulina em 1921, Banting e Macleod ganharam conjuntamente o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1923.


Cortesia do Premio Nobel/JDACT