(1934-1968)
Rússia
Cortesia de vintagespacewordpress
Yuri Alekseievitch Gagarin, um cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de Abril de 1961, a bordo da Vostok I, uma nave que pesava cerca de 4,7 toneladas.
Depois de iniciar um estágio numa metalúrgica como fundidor, Gagarin foi selecionado para o ensino secundário técnico em Saratov. Enquanto isso, aprendeu a pilotar um avião, passatempo que assumiu uma forte dimensão no seu quotidiano. No ano de 1955, começa a frequentar a Escola Militar de Pilotos de Orenburg. Após a formação, foi enviado para a base aérea de Luostari, junto à fronteira com a Noruega, onde as condições atmosféricas adversas tornavam os treinos de voo muito arriscados.
Vostok 1
Cápsula em que Yuri Gagarin efectuou a ida ao espaço
Cortesia de wikipedia
Em 12 de Abril de 1961, com 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase «A Terra é azul». Esteve em órbita durante 108 minutos.
A Agência Tass soviética anunciou este espectacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava numa nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento.
Após este acontecimento histórico, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial, viajando pelo mundo e promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava.
Mas... em 27/Março/1968, durante um voo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, Gagarin e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda do avião Mig 15 que pilotavam. Um acidente nunca devidamente explicado.
Cortesia de wikipedia
JDACT