quinta-feira, 10 de março de 2011

Alexander Fleming: As duas descobertas mais relevantes ocorreram nos anos 20 e ainda que tenham sido «acidentais» demonstram a grande capacidade de observação e intuição deste médico britânico. Descobriu a Penicilina e as suas propriedades antibióticas em 1928. Recebe o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1945

(1881-1955)
East Ayrshire, Escócia
Cortesia de programatremdasonze

Alexander Fleming foi o descobridor da proteína antimicrobiana chamada lisozima e do antibiótico penicilina obtido a partir do fungo Penicillium Notatum.
Estudou medicina na Universidade de Londres. Após a conclusão do curso começa a pesquisar em  substâncias com potencial bactericida que não fossem tóxicas ao organismo humano. Trabalhou como médico microbiologista até o começo da I Guerra Mundial. Durante a guerra foi médico militar nas frentes de batalha da França e ficou impressionado pela grande mortalidade nos hospitais de campanha causada pelas feridas de arma de fogo que resultavam em gangrena gasosa. Finalizada a guerra, regressou ao Hospital St. Mary onde buscou intensamente um novo anti-séptico que evitasse a dura agonia provocada pelas infecções durante a guerra.



Penicilina
Cortesia de tudosobreplantas
As duas descobertas de Fleming ocorreram nos anos 20 e ainda que tenham sido «acidentais» demonstram a grande capacidade de observação e intuição deste médico britânico. A descoberta da lisozima ocorreu quando o «suco» do seu nariz, procedente de um espirro, caíu numa placa de cultura onde cresciam colónias bacterianas. Alguns dias mais tarde notou que as bactérias tinham sido destruídas no local onde havia depositado o fluído nasal.
Ele chegou à descoberta da penicilina e de suas propriedades antibióticas em 1928, ao observar uma cultura de bactérias do tipo estafilococo e o desenvolvimento do mofo a seu redor, onde as bactérias circulam livres. Em Setembro de 1928, Fleming ao inspecionar as suas culturas antigas notou que a colónia de um fungo havia crescido espontaneamente, como um contaminante, numa das placas de Petri semeadas com Staphylococcus aureus. Fleming observou outras placas e comprovou que as colónias bacterianas que se encontravam ao redor do fungo (mais tarde identificado como Penicillium notatum) eram transparentes. 
Ainda que tenha reconhecido imediatamente a importância desta investigação, os colegas subestimaram-no.

Cortesia de enkalam
Só consegue transformar a penicilina em medicamento antibiótico uma década depois da publicação de suas pesquisas, com o apoio dos cientistas norte-americanos Howard Walter Florey e Ernest Boris Chain. A produção industrial começa nos Estados Unidos (EUA) no início da II Guerra Mundial.

Fleming, Florey e Chain recebem juntos o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1945.
A descoberta da penicilina significou uma mudança drástica para a medicina moderna, iniciando a chamada «Era dos Antibióticos».
Está sepultado na cripta da Catedral de São Paulo em Londres.

Cortesia de wikipédia/JDACT