(1928-1999)
Nova Iorque, USA
Cortesia de soniassrj
Stanley Kubrick foi um dos cineastas mais importantes do século XX, considerado por muitos como o maior cineasta de todos os tempos, responsável por uma carreira notável e bem-estruturada. No início, os seus filmes eram sempre muito polémicos e mal recebidos pela critica especializada. Tempo volvidos tornaram-se todos clássicos e consagrados. Um homem extravagante, polémico e com horizontes muito alargados no tempo.
Aos 17 anos, Stanley Kubrick começou a trabalhar como fotógrafo para a revista «Look» e viajando pela América nessa funções. Em 1951 o seu primeiro documentário, «O Dia da Luta», produzido com os próprios recursos. Dois anos depois, Kubrick rodou o seu primeiro filme de longa-metragem, «Fogo e Desejo». Em seguida realizou «A Morte Passou por Perto» e «O Grande Golpe».
Todavia, só despontou como grande cineasta com o filme «Glória Feita de Sangue», lançado em 1957, em que tratou da insanidade da I Guerra Mundial.
Cortesia de intratecalwordpress
Depois de realizar «Spartacus», em 1960, Stanley Kubrick veio viver para Inglaterra. O primeiro filme europeu foi «Lolita», uma adaptação do clássico romance de Vladimir Nabokov. Em seguida, realizou uma sátira à Guerra Fria com o filme «Doutor Fantástico» e realiza «2001-Uma Odisséia no Espaço», considerado um marco no cinema moderno. Curiosamente, o filme deu a Kubrick apenas o Oscar de melhores efeitos especiais.
Segue-se «Laranja Mecânica», uma violenta fantasia sobre a sociedade inglesa do futuro.
Kubrick caracterizou-se por realizar obras fechadas, explorando inventivamente determinado género de ficção. Realizou «Barry Lyndon», um drama passado no século XVIII e em seguida um filme que se tornaria um clássico do terror, «O Iluminado».
«De olhos bem Fechados»
Cortesia de documentaries2bseen
A obra de Kubrick obteve grande reconhecimento do público e da crítica. O cineasta ganhou diversos prémios e inúmeras nomeações para o Oscar. No ano de 1997 ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza pela contribuição dada ao cinema. O seu último filme foi «De Olhos bem Fechados».
Morre aos 70 anos de idade.
Cortesia de Educação UOL/JDACT