sexta-feira, 25 de março de 2011

Daniel Cohen-Bendit: «O movimento de 22 de Março de 1968, percursor da revolta estudantil que, dois meses mais tarde, paralisou França e se repercurtiu por todo o Mundo, tem 43 anos. A agitação de Nanterre inflamou a mecha dos protestos que a História regista hoje como o Maio de 68»

(Foto: EFE)
Cortesia de esquerdanova 

«O movimento de 22 de Março de 1968, percursor da revolta estudantil que, dois meses mais tarde, paralisou França e se repercurtiu por todo o Mundo, tem 43 anos. Menos conhecida que a revolta parisiense na Universidade de Sorbonne, a agitação de Nanterre inflamou a mecha dos protestos que a História regista hoje como o «Maio de 68».

O movimento de 22 de Março foi protagonizado por alguns dos líderes estudantis que, mais tarde, levaram as suas reivindicações a Sorbonne. É o caso de Daniel Cohen-Bendit, «Dani, o vermelho», que em 2008 era o líder dos Verdes no Parlamento Europeu e uma das faces visíveis da revolta estudantil de há 43 anos. Na foto, Cohen-Bendit, de punho erguido, canta «A Internacional» rodeado de polícias e outros estudantes». In Esquerda Nova.