(1785-1873)
Milão
Cortesia de licrisdevaneiosliterarios
Alessandro Francesco Tommaso Manzoni foi um escritor e poeta italiano, um dos mais importantes nomes da literatura. Escreveu I promessi sposi (traduzida para o português com o título Os noivos).
«A primeira versão desta grandiosa obra foi escrita por Alessandro Manzoni entre 1821 e 1823 e tinha por título «Fermo e Lúcia», nome dos dois protagonistas. Mais tarde, Fermo passa a Renzo e Manzoni recomeça a trabalhar a obra em 1824, terminando a segunda versão em 1827. Apenas em 1840, a versão revisada é publicada. O título original do romance é modificado, tornando-se então, «I Promessi Sposi», ou «Os Noivos».
Cortesia de francescogonni
O Romance é considerado um legítimo representante do Romantismo histórico italiano.
Na Lombardia, entre 1628 e 1632, dois amantes vivem muito sofrimento e dolorosas aventuras de todas as espécies para tentar se casar. Renzo e Lúcia, camponeses analfabetos, moram numa pequena vila e pretendem unir-se, mas são impedidos por um fidalgo devasso que nutre uma paixão pela noiva. A «epopeia do humildes» tem início quando o vigário local ne nega a realizar a cerimónia por medo de D. Rodrigo, o homem mais poderoso da região, que tem poder inclusivé, sobre a vida e a morte daqueles com quem se envolve.
Entre as dolorosas aventuras a que Lúcia é exposta, estão sua permanência num convento na cidade de Monza, que tem na Madre superior uma figura emblemática e de caráter duvidoso, estando unida aos mais crueis inimigos do casal. A pobre camponesa também é obrigada a passar um tempo presa no castelo do Innominato (aquele que não se deve nomear), um assassino cruel que se converte depois de conhecer a jovem prisioneira. A figura do Innominato é real e no romance, Alessandro Manzoni une ficção à realidade.
Cortesia de cgiebay
Já Renzo, vive o drama de sair da sua terra e percorrer outros caminhos, que desencadearão crises dos valores passados e a perda da identidade e das raízes. Ele faz promessas libertárias ao ver o sofrimento da população esquecida pela nobreza e vive uma revolução interna que transforma a sua luta em algo bem mais intenso do que a simples procura pela amada.
Quando tudo parecia perdido, vem a peste (que confirma o caráter histórico do romance) e elimina o inimigo fidalgo, fazendo com que seja possível a união tão desejada por Renzo e Lúcia.
Apesar da trama tipicamente romântica, o romance não é uma representação literária do amor. Ao contrário, Manzoni concentra-se nos episódios sociais, de natureza historiográfica, analisando-os e dissertando sobre eles.
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Embora tenham pouca instrução, os protagonistas tentam decifrar a história. Lúcia através da sua fé cega na Providência e Renzo tirando ensinamentos das suas desventuras. Estão presentes também no romance, características históricas como a forte influência da Igreja sobre a população europeia e o domínio exercido pela nobreza sobre a plebe. Alessandro Manzoni agiu como um típico romântico ao escrever sua obra prima voltando-se para o passado para buscar inspiração, mas conseguiu distinguir «Os Noivos» dos romances de cavalaria ou de outras obras típicas da época que apresentavam o amor como figura principal do enredo». In Licris, Devaneios Literários.
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