quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Noite Europeia dos Investigadores. «A NEI 2011, à semelhança de anos anteriores, assume-se como intermediário entre a comunidade científica e o público. Dirija-se ao espaço aderente mais perto de si e venha falar com investigadores, conhecer o seu trabalho, vida, anseios e paixões»

Cortesia de fcg

Noite dos investigadores, amanhã, Sexta-feira, dia 23 de Setembro às 18h30.
Pavilhão do Conhecimento, Centros Ciência Viva do país, Praça da Reitoria da Universidade do  Porto

O que é?
A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) permite a cientistas e público geral conviverem num ambiente descontraído. A troca de ideias e experiências que a NEI proporciona pretende contribuir para a construção de uma imagem mais saudável dos investigadores junto do público e demonstrar que, afinal, a ciência não é tão complicada quanto se julga.
A primeira edição da NEI data de 2005. A Comissão Europeia, no âmbito do 7º Programa-Quadro para a Investigação e Desenvolvimento, promove e financia esta iniciativa que ocorre no mesmo dia em diversos países europeus e Israel. Através da realização de actividades que constituem uma boa alternativa ao típico programa de noite de sexta-feira, procura-se criar um ambiente propício à interacção entre a comunidade científica e o público, sejam jovens com interesse em seguir uma carreira na área, crianças e adultos curiosos, professores que procuram dinamizar as suas aulas, ou qualquer outra pessoa em busca de uma noite diferente. Se nunca participou na NEI, 2011 é a oportunidade perfeita para explorar o seu lado racional e conhecer um pouco melhor os cientistas que trabalham para melhorar a sua qualidade de vida.

Para usufruir das actividades que temos preparadas para si não é necessário que o seu sonho de criança fosse ser um Niels Bohr ou uma Marie Curie, basta ter uma curiosidade aguçada e vontade de aprender mais sobre ciência.
A NEI 2011, à semelhança de anos anteriores, assume-se como intermediário entre a comunidade científica e o público. Dirija-se ao espaço aderente mais perto de si e venha falar com investigadores, conhecer o seu trabalho, vida, anseios e paixões.

Cortesia da fcg

O consórcio organizador da edição de 2011 da Noite Europeia dos Investigadores é composto pelas seguintes instituições:
  • Ciência Viva. A Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica foi criada em 1996. Através da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, com 20 centros de ciência em todo o país, apoio a projectos e acções de educação científica e ensino experimental das ciências, é considerada uma referência Europeia na promoção da educação e cultura científica e tecnológica. http://www.cienciaviva.pt/
  • CAUP. O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) é a maior instituição nacional de Astronomia. Procura desenvolver a Astronomia através da investigação, ensino e divulgação. A estratégia de investigação a longo prazo do CAUP centra-se nas áreas de:
  • 1- Origem e Evolução de Estrelas e Planetas, Galáxias e Cosmologia Observacional. http://www.astro.up.pt/
  • IBMC.INEB. O Laboratório Associado IBMC.INEB (Instituto de Biologia Molecular e Celular . Instituto de Engenharia Biomédica) foi fundado em 2000 e rapidamente se tornou uma instituição de referência. O consórcio acolhe 41 grupos de investigação que desenvolvem a sua actividade nas áreas das Ciências da Vida, da Saúde e da Engenharia Biomédica. Tendo como missão a investigação, formação e desenvolvimento, o L.A. tem vindo a estabelecer parcerias com diversas instituições de ensino superior, de investigação e centros hospitalares, bem como com entidades governativas e com o tecido empresarial. http://www.ibmc.up.pt/ ; http://www.ineb.up.pt/.
  • IGC – FCG. O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) é um dos principais centros de investigação biomédica em Portugal. O IGC funciona como instituição de acolhimento, com capacidade para 50 grupos de investigação, que desenvolvem os seus projectos autonomamente, usufruindo de instalações e serviços de excelência. O IGC desenvolve um programa ambicioso de ensino pós-graduado assim como um programa dedicado à promoção da cultura científica. Em 2010 e 2011 o IGC foi considerado um dos 10 melhores centros para doutorados fora dos EUA, pela revista internacional ‘The Scientist’. http://www.igc.gulbenkian.pt/
  • UPIN. A Universidade do Porto é a maior instituição de ensino superior e investigação científica em Portugal. Cerca de 31.000 estudantes e 2.300 docentes/investigadores frequentam as suas 15 escolas e 69 unidades de investigação. http://upin.up.pt/


Cortesia da fcg

Em Lisboa, dois são os locais dedicados à ciência que terão as suas portas abertas para o convívio entre investigadores e público. Será possível usufruir de actividades e experiências de áreas diferentes, variadas e interessantes.
Consulte o programa do Pavilhão do Conhecimento e dirija-se ao Parque das Nações na noite de 23 de Setembro, ou a Belém ao Instituto de Investigação Científica Tropical, localizado no Jardim Botânico Tropical, consulte a programação». In FC Gulbenkian.


Cortesia de Ciência Viva./JDACT