sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Conflito Luso-Espanhol de 1801. O combate de Flor da Rosa. «…logo viram que o fogo ia enfraquecendo, e acabados todos as nossas munições e ameaçados de ser passados à espada e atacadas de todos os lados, e até com artilharia adiante de nós pronta a bater o bosque, eu capitulei a condição de bom trato à tropa…»

Cortesia de ecolibri

“Narração fiel e detalhada do combate do dia 4 de Junho entre as tropas Portuguesas comandadas pelo Coronel D. José Carcome Lobo, e Espanholas, pelo Marechal de Campo Marquês de Mora, junto à Vila de Flor da Rosa”

«Pelas 7 horas da tarde do dia quarta-feira, três de Junho saíram do Campo do Gavião 4 Companhias de Granadeiros, do 1º e 2º Regimento de Olivença, e 2 do Algarve, 2 de Caçadores e 40 cavalos portugueses e 28 ingleses, com 2 peças de 6 e 2 de três. Este destacamento, comandado pelo Coronel D. José Carcome Lobo, era seguido por 70 carros (17 de bestas, todos os mais de bois) a quem servia de escolta o Tenente de Cavalaria de Olivença Carlos António com 10 cavalos. O Tenente-Coronel de Cavalaria Conde de Liatou, e o de Infantaria do Algarve José de Vasconcelos, assim bem como o Sargento-maior do Regimento de Peniche José Porfírio vinham também adictos a este corpo, debaixo do comando do referido Coronel que trazia às suas ordens em qualidade de ajudantes (para a distribuição dos que precisasse dar) o Capitão Manuel António Caldeira e o Alferes José da Rosa e Sousa, ambos do 2º Regimento de Olivença. Depois de haver marchado toda a noite, veio romper o dia ao pé de Tolosa, cuja povoação eu fiz reconhecer, e informado de não haver inimigos, nem mesmo nas imediações, prossegui a minha marcha, fazendo avançar um corpo sobre Gáfete, de donde tive a mesma notícia, que nessa mesma manhã haviam saído daquela povoação, e debaixo de tais conhecimentos destaquei o Tenente-Coronel Vasconcelos com 60 granadeiros, 24 caçadores e 16 cavalos portugueses, para fazer transportar em alguns carros que lhe dei, os efeitos que eu já estava informado haver ali, pertencentes aos hospitais portugueses, dando ordem ao mesmo Tenente-Coronel que depois de feita aquela evacuação e transporte, se reunissem a mim, que me dirigia para a Vila de Flor da Rosa, e tudo assim se praticou.

Cortesia de ecolibri

E depois de reconhecido o mesmo lugar de Flor da Rosa, eu entrei e fiz descansar as tropa junto às suas armas, e a Cavalaria ao pé dos seus cavalos, e 2 sentinelas de Infantaria sobre a torre do lugar que é assaz eminente. Tudo nesta disposição pela uma para as duas horas da tarde, deram parte os Vedetas e avançadas de vir o inimigo pelo lado de Portalegre.

Fiz imediatamente pegar em armas a toda a tropa, e indo eu mesmo reconhecê-lo, presenciei e vi que se adiantavam. Coloquei duas bocas de fogo em lugar próprio de bater o inimigo de frente, logo que chegasse a alcance, encarregando esta comissão, além dos oficiais de Artilharia, ao Capitão de Granadeiros, António de Macedo Azevedo Galego, de conhecida honra e valor, a quem também acompanhou com a maior distinção o Tenente de Cascais António Tavares Castanheira. Destaquei duas companhias de Caçadores do 2º Regimento de Infantaria de Olivença e Setúbal, para vir ganhando pelo lados os flancos do inimigo, o incomodassem e entretivessem, ordenando também aos 40 Cavalos Portugueses e 28 Dragões Ingleses que sustentassem cada um destes partidos, as duas Companhias de Caçadores, confiando o comando e operação ao Sargento-maior José Porfírio. Dei o comando das Quatro Companhias de Granadeiros ao Tenente-Coronel Vasconcelos, para que marchando sobre a retaguarda buscasse uma posição livre da grande planície, que mesmo lhe notaria, pois que o ia seguir com o Tenente-Coronel Conde de Liatou, a quem eu imediatamente comuniquei todas as minhas instruções, como meu segundo, que em um instante poderia ser o primeiro sendo eu morto, e ordenei aos carros de bestas se retirassem com toda a pressa, o que era impossível fazer os de bois.
Tais foram as minhas disposições.

jdact

Adiantou-se o inimigo e principiou a artilharia a jogar sobre ele, o que demorou alguma coisa. Porém, a Cavalaria, tanto inglesa como portuguesa fugiu a toda a brida, atropelando não só a Infantaria mas até a minha própria pessoa; e então, expostos sem nenhum apoio as Companhias de Caçadores fizeram quanto puderam, e mesmo perdendo muita gente que lhes foi morta e ferida por partidos avançados da Cavalaria inimiga, se vieram retirando pelo modo que lhe foi possível, atirando sempre sobre o inimigo. E a coluna das quatro Companhias de Granadeiros cuja testa eu tomei comigo o Conde de Liatou, formou, seguindo a nossa retirada com muito trabalho, por causa da Cavalaria que nos seguia, sobre quem fizesse fuga; porém, enfraquecendo cada vez mais, não só pela gente que íamos perdendo ferida e morta, mas pelas muitas que se iam extraviando e fugindo. E nesta ordem de aperto, aproveitando todo o lugar pedregoso que mais nos pusesse ao abrigo da Cavalaria inimiga, vencemos uma légua e meia de terreno até à Aldeia da Mata, aonde encontrando um pequeno bosque com um pequeno muro de pedra solta, fiz entrar a Infantaria que me restasse e guarnecer o mesmo muro, tomando-o como parapeito. O capitão Macedo e o Tenente António Tavares Castanheira tiraram a Artilharia quase até ao mesmo serrado; porém, não podendo já de modo algum as bestas puxarem por serem péssimas e faltas de forças, se viram obrigados a abandoná-los e a unir-se ao Corpo que se achava dentro do senado que refiro, e ao abrigo do pequeno bosque que precede a Aldeia da Mata, aonde nos defendemos fazendo fogo sobre o inimigo por espaço de duas horas. Porém, entretanto desenvolvendo estes quinze Esquadrões de Cavalaria pelos flancos, e puxando sobre a frente três Batalhões de Infantaria, destacaram um trombeta para nos assumar, logo viram que o fogo ia enfraquecendo, e acabados todos as nossas munições e ameaçados de ser passados à espada e atacadas de todos os lados, e até com artilharia adiante de nós pronta a bater o bosque, eu capitulei a condição de bom trato à tropa, bagagem, armas e cavalgaduras ou oficiais, que se efectuou, e que tanto à [...] cumpriram, que havendo alguns oficiais que não tinham cavalos, os inimigos se apearam e lhes deram os seus.

Cortesia de panoramio

Todos os oficiais que comigo assinaram esta narração se portaram dignamente; porém nada posso dizer dos muitos que se extraviaram, cuja sorte ignoro. Mas não a de muitos Soldados que no princípio da acção fugiram, e soube com vergonhoso escândalo o seu destino. Às 10 para as 11 horas do dia foi a nossa entrada na Vila de Flor da Rosa, e às 9 do mesmo dia saiu da cidade de Portalegre o Marechal de Campo o Marquês de Mora, com 2500 Cavalos e três Batalhões de Infantaria, com que foi a acção e por quem formou prisioneiros.
Dizem os espanhóis que este corpo assaz tão superior se dirigiu àquele ponto com o mesmo fim para que nos fazíamos, sem mais conhecimento uns da estada dos outros, do que o encontro e o ataque dos pontos avançados de ambas as partes. O inimigo tem exercitado o mesmo com generosidade todas as leis da hospitalidade a favor de toda a tropa prisioneira, cuja distinção, comportamento e valor louvam.
Tal é o geral detalhe de todo o desgraçado sucesso que tenho a honra de transmitir às mãos de Vª. Exª.
Badajoz, 9 de Julho de 1801»

In António Ventura, O Combate de Flor da Rosa, Conflito Luso-Espanhol de 1801, Edições Colibri, C. M. do Crato, 1996, ISBN 972-8288-23-9.

Cortesia de Edições Colibri/JDACT