quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pushkin. Romancista: «Como poeta, fazia uso de expressões e lendas populares, marcando os seus versos com a riqueza e diversidade do idioma russo. Influenciou autores como Gogol, Liermontov e Turgeniev formando com os mesmos o famoso grupo de homens célebres e talentosos da pátria russa»

(1799-1837)
Moscovo
Cortesia de novaonlinenvccedu

«Alexander Sergueievitch Pushkin, foi romancista e poeta russo da era romântica. Considerado por muitos como o maior poeta russo e fundador da moderna literatura russa. Pushkin foi pioneiro no uso do discurso vernacular nos seus poemas e peças teatrais, criando um estilo de narrativa que misturava drama, romance e sátira, associada com a literatura russa, influenciando fortemente, desde então, os escritores russos que se lhe seguiram. Escreveu ficção histórica:
  • Sua Marie: Uma História de Amor Russa fornece uma visão da Rússia durante o reinado de Catarina, a Grande.
Entre as obras mais conhecidas encontram-se O prisioneiro do Cáucaso, Eugene Onegin, A história da revolta de Purgatief e O Cavaleiro de Bronze. Escreveu poemas, novelas e peças teatrais.

Cortesia de auburnedu

Alexander Pushkin publicou o seu primeiro poema com quinze anos de idade e foi largamente reconhecido nos meios literários antes mesmo de diplomar no Imperial Lyceum. Considerado o maior dos poetas russos e o fundador da literatura russa moderna, foi pioneiro no uso da língua coloquial nos nos seus poemas e peças, criando um estilo narrativo, mistura de drama, romance e sátira.

Como poeta, fazia uso de expressões e lendas populares, marcando os seus versos com a riqueza e diversidade do idioma russo. Influenciou autores como Gogol, Liermontov e Turgeniev formando com os mesmos a famosa plêiade russa de autores. A Gogol, pela amizade e projecto mútuo de desenvolvimento de uma literatura autenticamente russa, Pushkin lega algumas ideias como a da peça teatral "O inspector geral". Gogol pediu uma comédia ao amigo, e Pushkin passou horas detalhando uma história como a "fábula fiscal" do Inspector Geral. Quando Gogol pediu um drama denso, Pushkin detalhou um golpe de alguns senhores feudais russos que visava obter recursos do Governo, para "investimentos", apresentando documentos de escravos já falecidos como se ainda vivos fossem. Tal ideia foi desenvolvida na grande obra de Gogol “Almas Mortas”, uma peça inacabada.

Devido às suas ideias progressistas, tendo sido amigos de alguns “dezembristas”, responsáveis por uma tentativa de golpe contra o czar Alexandre I, foi desterrado, vagando, entre 1820 e 1824 pelo sul do Império Russo. Sob severa vigilância dos censores estatais e impedido tanto de viajar quanto de publicar, escreve a mais famosa peça, “Boris Godunov”, em que evidencia a influência de Shakespeare. Escreveu o romance em verso, "Eugene Onegin", um retrato panorâmico da vida russa em que introduziu elementos que o levaram a designar o seu estilo como "romantismo realista", russo do século XIX, depois musicado por Tchaikovsky. Foi publicada em folhetins entre 1825 e 1832.


Pushkin casou com Natalya Goncharova em 1831. No ano de 1837, surgiram insistentes boatos de que sua esposa começara um escandaloso caso extra-conjugal. Pushkin desafiou o dito amante, Georges d'Anthès, para um duelo. Mortalmente ferido em consequência deste, Pushkin faleceu dois dias depois.

Cortesia de xraysaimsuru

Por causa de seus ideais políticos liberais e sua influência sobre gerações de rebeldes russos, Pushkin foi retratado pelos bolcheviques como opositor da literatura e da cultura burguesas e um antecessor da literatura e da poesia soviéticas. Escreveu Poltav, uma epopeia que narra a história de amor do cossaco Mazeppa. Cultivando, cada vez mais, a prosa, alcançou grande sucesso com obras como Contos de Belkin, A Dama de Espadas e A Filha do Capitão». In Wikipédia e University of Virgínia, Projecto Gutenberg.

Cortesia de Wikipédia/JDACT