quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FCG. Jazz em Agosto de 2012. O outro lado do jazz. «No expressivo trio, a estética, transportada no tempo, renova-se num território quer lírico, quer abstrato, transcendendo-se em colectivismo e interacção»


>

Cortesia de fcg

«A 29ª edição do festival decorre entre os dias 3 e 12 de Agosto com seis concertos no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, irradiando até ao teatro do bairro, para três concertos no espírito dos clubes de jazz.

Sunny Murray Trio, Led Bib, Misha Mengelberg & Evan Parker, Matthew Shipp Trio, Marilyn Crispell & Gerry Hemingway, Ingebrigt Håker Flaten Chicago Sextet / e mais.

Jazz em Agosto de 2012:  

Amanhã, sexta-feira, dia 3 de Agosto de 2012, 21h30m, - anfiteatro ao ar livre.
Sunny Murray Trio

Sunny Murray (bateria); John Edwards (contrabaixo); Tony Bevan (sax tenor).
Pioneiro e lendário baterista do free jazz, companheiro de Cecil Taylor e Albert Ayler nas suas primeiras incursões musicais, Sunny Murray (n. 1937) cultiva há dez anos esta parceria com dois consagrados músicos britânicos que se constituem como acólitos ideais. No expressivo trio, a estética, transportada no tempo, renova-se num território quer lírico, quer abstrato, transcendendo-se em colectivismo e interacção.

Sábado, dia 4 de Agosto de 2012, 21h30m, - anfiteatro ao ar livre.
Led Bib

Mark Holub (bateria); Liran Donin (baixo elétrico); Toby Mclaren (fender rhodes); Ppete Groan (sax alto); Chris Williams (sax alto).
Um jovem quinteto britânico que explora multidireccionalidades, fazendo coabitar tons de Zappa e Ornette Coleman, mas também de funk, heavy metal ou rock. exorcizando com eficácia aparentes discrepâncias e assumindo o jazz como ponto central, o grupo sumariza energias edificando, de forma admirável, uma narrativa de eufóricos momentos.

Domingo, dia 5 de Agosto de 2012, 21h30m, - anfiteatro ao ar livre.
Misha Mengelberg & Evan Parker

Misha Mengelberg (piano);
Evan Parker (sax tenor).
Duas personalidades do jazz e da improvisação europeia, de épocas, práticas e estéticas similares, retomam um primeiro e único encontro na Bimhuis / Amsterdão em 2006, sem sequência no imediato de então. Os dois músicos com lugar na história continuam a comungar na mesma aventura de querer construir diferente com a mesma bravura de quando começaram». In Fundação Calouste Gulbenkian.

continua
Cortesia de F. Gulbenkian/JDACT