quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pintura. Marie-Guillemine Benoist. «A sua carreira de êxito continuou no ‘Salão de 1800’, em que apresentou ‘O Retrato de Uma Negra’. Este retrato foi pintado seis anos depois da abolição da escravatura. Tornar-se-á num manifesto a favor da emancipação da mulher e dos indivíduos de raça negra»



(1768-1826)
Paris
Cortesia de wikipedia

«Pintora neoclássica, nascida Marie-Guillemine de Laville-Leroux, estudou com Élisabeth-Louise Vigée-Lebrun e Jacques-Louis David. Representou temas históricos e retratos de família. Recebeu uma encomenda de Napoleão Bonaparte para pintar a sua família. Abordou também questões contemporâneas de seu tempo: retratou uma negra quando se discutia em 1800 a retomada da escravidão na Fraa, abolida em 1794 e restabelecida por Napoleão em 1802.



Cortesia de wikipedia

Expôs pela primeira vez em 1791 no ‘Salão de Paris’, onde apresentou um quadro de assunto mitológico, ‘Psique despedindo-se da sua família’. Da mesma época é a ‘Inocência’ entre o vício e a virtude, também inspirado na mitologia, adaptando o tema de Hércules na encruzilhada.

Em 1793 casa-se com o banqueiro Pierre Vincent Benoist. Nessa época, abandonou os ‘sujeitos’ clássicos pela pintura de ‘género’.
A sua carreira de êxito continuou no ‘Salão de 1800’, em que apresentou ‘O Retrato de Uma Negra’. Este retrato foi pintado seis anos depois da abolição da escravatura. Tornar-se-á num manifesto a favor da emancipação da mulher e dos indivíduos de raça negra. O quadro foi adquirido por Luís XVIII em 1818». In Wikipédia.


JDACT