domingo, 23 de agosto de 2020

Vingança em Paris. Steve Berry. «Emergiram e puderam ficar de pé, a magnitude do lugar preenchendo-o com reverência. A luz bruxuleante das lamparinas a óleo, viu um tecto que se erguia a uma altura de quase 10 metros»

Cortesia de wikipedia e jdact

Agosto de 1799

«(…) Desde a sua partida, a França encontrava-se num estado de desordem inacreditável. A antes grande esquadra nacional, fora destruída pelos britânicos, isolando-o no Egipto. O directório governante demonstrava a intenção de guerrear com todas as nações monarquistas, tornando-se inimigo da Espanha, Prússia, Áustria e Holanda. Para eles, o conflito parecia ser uma forma de prolongar o poder e recuperar um tesouro nacional cada vez mais escasso. Ridículo. A República era um verdadeiro fracasso. Um dos pouco jornais europeus que chegavam do outro lado do Mediterrâneo previra que era uma mera questão de tempo até que outro Luís se sentasse no trono francês. Ele tinha de voltar para casa. Tudo o que estimava parecia estar desintegrando-se. A França precisa do general!, disse Monge. Agora você está falando como um revolucionário. Seu amigo riu. Que é o que sou.

Sete anos antes, Napoleão presenciara outros revolucionários tomarem de assalto o Palácio das Tulherias e destronarem Luís XVI. Ele se tornara, então, um fiel servidor da nova República e lutara em Toulon, sendo promovido, sucessivamente, a brigadeiro-general, general do Exército do Leste e comandante na Itália. Dali, marchara para o norte e dominara a Áustria, retornando a Paris como herói nacional. Agora, com 30 anos recém-completos, conquistara o Egipto como general do Exército do Oriente. Mas o seu destino era governar a França. Que superfluidade de coisas maravilhosas!, exclamou ao admirar novamente as grandes pirâmides. Ao cavalgar do acampamento, vislumbrara trabalhadores atarefados que limpavam a areia de uma esfinge semi-enterrada. Ele mesmo havia ordenado a escavação daquela guardiã austera e estava contente com os progressos. Esta é a pirâmide mais próxima do Cairo, a chamamos, portanto, de Primeira, disse Monge. Apontou para outra. A Segunda. A mais distante é a Terceira. Se pudéssemos ler os hieróglifos, saberíamos, talvez, quais eram os seus verdadeiros nomes. Concordava com ele. Ninguém era capaz de compreender os estranhos sinais presentes em quase todos os monumentos antigos. Havia ordenado que fossem copiados; os desenhos eram tantos que os seus artistas tinham gasto todos os lápis trazidos da França. Monge inventara um modo engenhoso de manufacturá-los: derretendo projécteis de chumbo nos juncos do Nilo. É possível que ainda haja esperança, disse ele. E viu Monge assentir, como se soubesse disso.

Ambos sabiam que uma pedra escura e feiosa encontrada em Roseta, com três tipos diferentes de inscrições, hieróglifos (a língua do Antigo Egipto), demótico (a actual) e grego, poderia conter a resposta. No mês anterior, comparecera a uma sessão do Instituto Egipto, criado por ele para estimular os seus savants, onde a descoberta havia sido anunciada. Mas eram necessários muitos outros estudos. Estamos fazendo as primeiras vistorias sistemáticas desses locais, afirmou Monge. Todos os que nos antecederam eram meros saqueadores. Devemos celebrar os nossos achados. Outra ideia revolucionária, pensou Napoleão. Típica de Monge. Leve-me para dentro, ordenou. Na face norte, com o amigo a conduzi-lo, subiram por uma escada até uma plataforma a 20 metros de altura. Meses antes, havia chegado até aquele ponto com alguns dos seus comandantes, quando fizeram a primeira inspecção nas pirâmides. Mas recusara-se a entrar no edifício, pois para isso teria de engatinhar diante dos seus subordinados. Desta vez, curvou-se para a frente e foi serpeando por um corredor de não mais de 1 metro de altura e da mesma largura, inclinando-se subtilmente para baixo, pelo centro da pirâmide. A bolsa de couro pendia de seu pescoço, balançando no ar. Chegaram a outro corredor, escavado na direcção superior, onde Monge entrou. A rampa agora inclinava-se para cima, apontando para um quadrado iluminado na extremidade mais distante. Emergiram e puderam ficar de pé, a magnitude do lugar preenchendo-o com reverência. A luz bruxuleante das lamparinas a óleo, viu um tecto que se erguia a uma altura de quase 10 metros. O chão era de um aclive íngreme, ao longo de mais alvenaria de granito. Paredes projectavam-se para fora numa série de cantiléveres, construídos uns sobre os outros para formarem uma abóbada estreita. É magnífico, suspirou. Começamos a chamá-la de Grande Galeria. Um rótulo apropriado». In Steve Berry, Vingança em Paris, 2011, Livros d’Hoje, 2012, ISBN 978-972-204-916-0.

Cortesia de Ld’Hoje/JDACT

JDACT, Steve Berry, Literatura,