quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Exposição. Palácio da Ajuda. Lisboa. Fernando Botero. «Uma homenagem aos primitivos italianos da primeira metade do século XV, bem como aos pintores do Renascimento. Conhecido pelas suas figuras obesas onde retrata, através delas, a família, o quotidiano, a vida burguesa, a cultura popular»



Cortesia de wikipedia

«O artista plástico colombiano Fernando Botero inaugurou no Palácio da Ajuda, em Lisboa, uma exposição de pintura sobre os últimos momentos da vida de Cristo.
A exposição ‘Viacrucis - A paixão de Cristo’ estará patente na galeria D. Luís I, até ao pf dia 27 de Janeiro de 2013, e insere-se no programa da visita oficial do presidente da República da Colômbia a Portugal. Fernando Botero, 80 anos, é considerado um dos artistas plásticos mais relevantes da América Latina, cuja obra fica marcada, sobretudo na escultura e na pintura, pela predominância da figura humana de formas redondas e volumosas. Lisboa será a primeira paragem europeia desta exposição dedicada à paixão e morte de Cristo, numa itinerância que incluirá países como Alemanha e Espanha». In Diário de Notícias, Cartaz, Artes Plásticas.




«A exposição é uma homenagem aos primitivos italianos da primeira metade do século XV, bem como aos pintores do Renascimento. Fernando Botero nasceu em Medellín, na Colômbia, no ano de 1932. Pintor, desenhista e escultor de grande originalidade. Conhecido pelas suas figuras obesas (sua marca) onde pode retratar, através delas, a família, o quotidiano, a vida burguesa, a cultura popular colombiana, animais, flores e personagens históricos. O seu estilo é inconfundível e único.
A mostra foi apresentada em Nova Iorque na galeria Marlborough em Dezembro de 2011, tendo viajado para Medellin, a cidade natal do artista, já em Abril de 2012. Os 27 óleos de grande escala e os 34 desenhos que compõem esta Via Sacra de Botero foram doados pelo artista ao Museu de Antioquía, onde estiveram expostos de Abril a Agosto.


A deformação sem um adjectivo superior seria uma caricatura, ou mesmo uma monstruosidade, afirma Botero. Não pinta pessoas gordas, as pessoas gordas reflectem apenas uma preocupação estética e possui uma função estilística, finaliza». In Wikipedia, SNPC, IGESPAR, DN, Agenda Cultural de Lisboa.




Cortesia da AC de Lisboa/JDACT