quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Poesia. Florbela Espanca. «E nesta febre ansiosa que me invade, dispo a minha mortalha, o meu burel, e, já não sou, Amor, Sóror Saudade...»

jdact e cortesia de wikipedia

Charneca em flor

«Enche o meu peito, num encanto mago,

O frémito das coisas dolorosas...

Sob as urzes queimadas nascem rosas...

Nos meus olhos as lágrimas apago...

Anseio! Asas abertas! O que trago

Em mim? Eu oiço bocas silenciosas

Murmurar-me as palavras misteriosas

Que perturbam meu ser como um afago!

E nesta febre ansiosa que me invade,

Dispo a minha mortalha, o meu burel,

E, já não sou, Amor, Sóror Saudade...

Olhos a arder em êxtases de amor,

Boca a saber a sol, a fruto, a mel:

Sou a charneca rude a abrir em flor!»

Versos de orgulho

«O mundo quer-me mal porque ninguém

Tem asas como eu tenho! Porque Deus

Me fez nascer Princesa entre plebeus

Numa torre de orgulho e de desdém!

Porque o meu Reino fica para Além!

Porque trago no olhar os vastos céus,

E os oiros e os clarões são todos meus!

Porque Eu sou Eu e porque Eu sou Alguém!

O mundo! O que é o mundo, ó meu amor?!

O jardim dos meus versos todo em flor,

A seara dos teus beijos, pão bendito,

Meus êxtases, meus sonhos, meus cansaços...

São os teus braços dentro dos meus braços:

Via Láctea fechando o Infinito!...»

Rústica

«Ser a moça mais linda do povoado.

Pisar, sempre contente, o mesmo trilho,

Ver descer sobre o ninho aconchegado

A bênção do Senhor em cada filho.

Um vestido de chita bem lavado,

Cheirando a alfazema e a tomilho...

Com o luar matar a sede ao gado,

Dar às pombas o sol num grão de milho...

Ser pura como a água da cisterna,

Ter confiança numa vida eterna

Quando descer à terra da verdade...

Deus, dai-me esta calma, esta pobreza!

Dou por elas meu trono de Princesa,

E todos os meus Reinos de Ansiedade».

Sonetos de Florbela Espanca, in Charneca em Flor

In Florbela Espanca, Charneca em Flor, 1931, Editorial Estampa, 2013, ISBN 978-972-332-716-8.

Cortesia de EEstampa/JDACT

JDACT, Florbela Espanca, Poesia, Alentejo,