domingo, 26 de novembro de 2023

Dan Brown. O Símbolo Perdido. «No meu trabalho, nós aprendemos que a fronteira entre insanidade e genialidade é tênue. Seria sensato de nossa parte ter um pouco de respeito por esse homem. Ele cortou a mão de uma pessoa!»

jdact

«A Directora Inoue Sato estava em pé, de braços cruzados, olhando com cepticismo para Langdon enquanto processava o que ele havia acabado de lhe dizer. Ele disse que quer que o senhor destranque um antigo portal? O que é que eu faço com essa informação, professor? Langdon deu de ombros, desanimado. Estava se sentindo mal novamente e tentou não baixar os olhos para a mão cortada do amigo. Foi exactamente isso que ele me falou. Um antigo portal... escondido em algum lugar na cidade, acho que neste prédio. Eu disse a ele que não sabia de portal nenhum.

Então por que é que ele acha que o senhor pode encontrá-lo? Evidentemente ele é louco. Ele disse que Peter iria apontar o caminho. Langdon baixou o olhar para o dedo esticado de Peter, sentindo-se novamente enojado pelo sádico jogo de palavras de seu captor. Peter apontará o caminho. Langdon já havia permitido que seus olhos seguissem a direcção do dedo, que indicava a cúpula. Um portal? Lá em cima? Loucura. Esse homem que me ligou, disse Langdon a Sato, é a única pessoa que sabia que eu estaria no Capitólio hoje à noite, então, quem quer que tenha informado à senhora que eu estava aqui é o principal suspeito. Eu recomendo... Não é da sua conta onde eu obtive minhas informações, interrompeu Sato, com a voz cada vez mais incisiva. Minha prioridade máxima neste momento é cooperar com esse homem, e eu tenho informações que sugerem que o senhor é o único capaz de dar o que ele quer. E a minha prioridade máxima é encontrar meu amigo, retrucou Langdon, frustrado. Sato respirou fundo, evidentemente se esforçando para não perder a paciência.

Se quisermos encontrar o Sr. Solomon, só temos um curso de acção possível, professor: começar a cooperar com a única pessoa que parece saber onde ele está. Sato verificou o relógio de pulso. Nosso tempo é limitado. Posso lhe garantir que é essencial atendermos rapidamente às exigências desse homem. Como?, perguntou Langdon, incrédulo. Localizando e destrancando um antigo portal? Não existe portal nenhum, directora Sato. Esse homem é maluco. Sato chegou mais perto, parando a menos de meio metro de Langdon. Permita-me observar... que o seu maluco já manipulou com habilidade dois indivíduos relativamente inteligentes hoje de manhã. Ela encarou Langdon e, em seguida, olhou de relance para Anderson. No meu trabalho, nós aprendemos que a fronteira entre insanidade e genialidade é tênue. Seria sensato de nossa parte ter um pouco de respeito por esse homem. Ele cortou a mão de uma pessoa! Justamente. Isso está longe de ser o comportamento de um indivíduo indeciso ou hesitante. Mais importante ainda, professor, esse homem obviamente acredita que o senhor pode ajudá-lo. Ele o trouxe até Washington e deve ter feito isso por um motivo. Ele falou que o único motivo pelo qual pensa que eu posso destrancar esse portal é que Peter lhe disse que eu poderia fazer isso, rebateu Langdon.

E por que Peter Solomon diria isso se não fosse verdade? Tenho certeza de que Peter não falou nada disso. E, se falou, ele o fez sob pressão. Estava confuso... ou amedrontado. Sim. Isso se chama interrogatório sob tortura e é bastante eficaz. Mais razão ainda para o Sr. Solomon dizer a verdade. Sato falava como se conhecesse a técnica por experiência própria. Ele explicou por que Peter acha que só o senhor pode destrancar o portal? Langdon fez que não com a cabeça. Professor, se a sua reputação estiver correcta, então o senhor e Peter Solomon compartilham um interesse por este tipo de coisa: segredos, factos históricos esotéricos, misticismo e assim por diante. Em todas as suas conversas com Peter, ele nunca mencionou sequer uma vez nada sobre algum portal secreto aqui em Washington?

Langdon mal podia acreditar que uma alta funcionária da CIA estava lhe fazendo uma pergunta dessas. Tenho certeza que não. Peter e eu conversamos sobre coisas bem misteriosas, mas pode acreditar: se ele algum dia me dissesse que existe um antigo portal escondido em qualquer lugar, eu o mandaria procurar um médico para ver se estava tudo bem com a sua cabeça. Ainda mais um portal que conduz aos Antigos Mistérios. Ela ergueu os olhos. Como assim? O homem lhe disse especificamente aonde este portal pode levar? Disse, mas não precisava. Langdon indicou a mão com um gesto. A Mão dos Mistérios é um convite formal para se atravessar um portal místico e obter conhecimentos secretos ancestrais, um poderoso saber conhecido como Antigos Mistérios... ou o saber perdido de todas as épocas. Então o senhor já ouviu falar no segredo que ele acredita estar escondido aqui. Muitos historiadores já ouviram. Então como o senhor pode dizer que o portal não existe?» ». In Dan Brown, O Símbolo Perdido, 2009, Bertrand Editora, 2009, ISBN 978-972-252-014-0.

Cortesia de BertrandE/JDACT

JDACT, Washington DC, Dan Brown, Literatura, Maçonaria,