quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Mil Noites de Paixão. Madeline Hunter. «Disseram-me que este exército pertence a Morvan Fitzwaryn. É um facto, mas aqui sou eu quem manda. Morvan está ocupado noutras bandas. O exército principal está em Harclow»

Cortesia de wikipedia e jdact

«Mas ela viu outra coisa enquanto ele a observava. Viu-a na postura descontraída do seu corpo e no brilho do seu olhar e no próprio sorriso. Presunção. Arrogância. Orgulho. Inabalável autoconfiança. Viu o quanto ele tinha consciência do efeito que o seu rosto e o seu corpo tinham sobre ela. Sobre todas as mulheres.

Ela já havia encontrado homens assim antes. A casa de seu pai tinha-os aos montes. Talvez ela não se importasse tanto de o matar, afinal. O que fazeis aqui?, repetiu ele. Ela recompôs-se. Fui chamada pela povoação de Bewton. Enviaram alguém a Glasgow para me contratar. As pessoas de lá queriam ter a certeza de que a sua oferta vos agradaria, sir Morvan. Oferta? Estais a dizer que a cidade comprou uma meretriz… Sou Melissa, cortesã, disse ela num tom pouco pacífico.

Asseguro-lhe que não sou meretriz nenhuma. É por essa razão que aqui estou. A cidade não confiava um dever destes às suas alcoviteiras. E qual é o propósito desta oferta? Esperam que, se esta vos comprouver, poupeis a povoação e refreeis o vosso exército. E viestes para me persuadir? Ele deu uma volta ao seu redor, examinando-a como a um animal para venda. Ela quase contava que ele abrisse a boca num bocejo, anunciando que ela não serviria de todo. O cavaleiro que desse uma tal ordem aos seus homens teria de se encontrar deveras satisfeito. De que serve conquistar sem proveitos a haver?

A povoação pagará tributo. Haverá espólio o bastante. São as pilhagens e as violações bárbaras que pretendem evitar. Ele estendeu um braço e acariciou-lhe o cabelo, pegando em parte dele, deixando que o seu olhar e os seus dedos percorressem o seu considerável comprimento. Dissestes que vos chamáveis? Melissa. Podeis não ter ouvido falar de mim, mas fui treinada pela famosa Dionisia. Não me pareceis uma cortesã, Melissa. Sempre presumi que eram mulheres voluptuosas. Vós sois fracota e escanzelada de mais para tal. Um cabelo adorável, porém. Uma cor invulgar. Muito ténue, como tecido de luar. Ele ainda segurava a ponta da comprida madeixa de cabelo, que pendia entre os dois como uma tira de seda.

O que vós chamais de fracote e escanzelado, grandes senhores consideram mimoso e delicado, sir Morvan. Além do mais, os dotes de uma cortesã tornam esses pormenores insignificantes. Contudo, é evidente que sois grosseiro nas vossas preferências. Vou regressar e dizer aos anciãos da aldeia que eles se enganaram. Não. Foi uma estratégia brilhante. Tem apenas um senão, e não é o vosso tamanho. Ele ainda tinha os dedos no cabelo dela. Eu não sou sir Morvan. Mas esta é a tenda maior e está no centro do acampamento. Disseram-me que este exército pertence a Morvan Fitzwaryn. É um facto, mas aqui sou eu quem manda. Morvan está ocupado noutras bandas. O exército principal está em Harclow.

Não admira que não tivesse chegado ajuda. Todos na torre haviam presumido que Morvan Fitzwaryn montara cerco primeiro a este feudo, que era periférico, para ter uma posição avançada antes de tentar conquistar Harclow, mais impressionante, mas o homem atacara ambas as fortalezas de uma vez só. E Clivedale também? Qual seria o tamanho deste exército? Ela refez rapidamente os seus planos. Se aqui era este o homem que estava no comando, à partida o plano era tão bom para ele como para o seu amo. Se não sois Morvan Fitzwaryn, quem sois, então? Ian de Guilford.

E sois mesmo quem comanda aqui? Sim. O destino desta torre e da povoação vizinha estão nas minhas mãos. Se eles vos mandaram para negociar, tendes o nome errado, mas o homem certo. A oferta deles destinava-se a mim.

A franqueza com que ele a olhou deixou-a em absoluto desassossego. O olhar dele continha as consequências do fracasso nas quais ela evitara cuidadosamente pensar. A sua coragem desapareceu num piscar de olhos. – É lamentável, então, que eu não seja do vosso agrado. Vou retirar-me imediatamente. Insisto que fiqueis. Se assim não for não tereis o vosso pagamento, e percorrestes uma longa distância. Foi indelicado da minha parte criticar tal oferta. Além disso, se fostes treinada pela famosa Dionisia, duvido que haja lugar a desilusões». In Madeline Hunter, Mil Noites de Paixão, 2002, Edições ASA, 2012, ISBN 978-989-231-672-7.

Cortesia de EASA/JDACT

JDACT, Madeline Hunter, Literatura, Idade Média,